Em sua 22ª edição, é a primeira vez que a Copa do Mundo será realizada entre os meses de novembro e dezembro. A mudança na data aproximou o campeonato das comemorações do Natal e para quem gosta de curtir ambas as datas, o jeito é misturar as tradições de cada festa. Em Sorocaba (SP), a empresária Juliana Batista apostou em uma árvore de Natal decorada com tema da Copa.
Juliana conta que quis montar a árvore em um local que ficasse sempre à vista, na vitrine da Pedagógica, onde ela é gerente de compras e passa a maior parte da semana. Para decorá-la, a empresária usou bolas natalinas, nas cores dourada, amarelo e azul, que lembram a Seleção. O visual ainda foi incrementado com bolas de futebol tradicionais, laços e até uma bandeira do Brasil.
“Estou praticamente todos os dias na loja e a ideia da árvore é pra simbolizar esse momento inédito de Natal e Copa juntos praticamente. A primeira coisa que vejo ao chegar é a árvore temática e então já começo o dia mais feliz porque o campeonato tem disso, né? Ele tem essa capacidade de unir, alegrar e contagiar as pessoas. Então acaba sendo um agrado também para os nossos clientes”, explica.
A paixão de Juliana pelo futebol começou ainda na infância, quando praticava o esporte com os amigos na escola, e segue viva até hoje. A empresária participa regularmente de treinos de futebol com um time feminino de Sorocaba e busca transmitir o amor pela modalidade aos filhos Júlia e João Henrique, de 5 e 8 anos, levando a família para frequentar as quadras nos momentos de lazer.
“Futebol sempre fez parte da minha vida. Tentei fazer aula de dança e de balé, mas eu gosto mesmo é de jogar. Comecei pequenininha, na escola com os amigos, e até hoje pratico e incentivo meus filhos. Nós jogamos juntos como forma de ter uma atividade física e também como lazer, um momento de união e diversão”, explica.
Além de praticarem a modalidade, Juliana e a família também acompanham os jogos de futebol na televisão. Para a Copa do Mundo, a expectativa é grande para o primeiro jogo do Brasil, que ocorre nesta quinta-feira (24) contra a Sérvia no Lusail Stadium, no Catar. “Em casa, cada um torce para um time diferente, então na Copa do Mundo é o único momento em que estamos na mesma torcida. Já reservamos um lugar para reunir a família e os amigos e acompanhar a partida”, conta Juliana.
Comércio espera crescimento
Não só os bares e restaurantes devem ficar lotados nos dias de partidas da Copa do Mundo. O varejo também tem expectativa de faturar mais no período dos jogos, com a venda de adereços, decorações e outros produtos. Por isso, com a proximidade entre as duas datas comemorativas, a estimativa de crescimento nas vendas no comércio de Sorocaba é positiva. Segundo Juliana, a Pedagógica, que tem um amplo setor de fantasias, decorações e produtos temáticos, espera um aumento de até 15% no faturamento neste período.
“Enquanto em outros anos as pessoas estavam buscando apenas produtos natalinos nesta época, neste muitos consumidores vão incluir itens para personalizar seus lares para a Copa do Mundo.”
No cenário nacional, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que 36% dos brasileiros pretendem comprar itens relacionados ao Mundial de Futebol, 12 pontos percentuais a mais do que no campeonato anterior, em 2018. Além disso, a Confederação projetou que o varejo deve movimentar R? 1,4 bilhão durante esta Copa.
É o caso do engenheiro Kayque Carrapato, de Sorocaba, que está na expectativa de acompanhar todos os jogos da Seleção pela TV e, para isso, deixou a casa pronta para entrar no clima. “Os preparativos já começaram desde o início do ano, buscando saber onde assistir, se iria trabalhar na data dos jogos, e como fazer para reunir a família e os amigos. Neste mês, a casa já está enfeitada e todo mundo vai estar uniformizado, inclusive os cachorros.”