Dando sequência a mais um ano vitorioso, Sorocaba foi bicampeã do Prêmio Band Cidades Excelentes, vencendo novamente a edição de 2022, na noite desta quarta-feira (30), na categoria de Melhor Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) do Brasil, entre as cidades acima de 500 mil habitantes. Sorocaba concorreu na grande final com as cidades de Joinville (SC) e Niterói (RJ).
O prêmio principal foi entregue em mãos ao prefeito Rodrigo Manga pelo presidente do Instituto Aquila, Raimundo Godoy, em cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).
“Sorocaba vive um momento indescritível no cenário nacional. Esse prêmio é para cada sorocabano, que, diariamente, faz desta cidade a melhor do Brasil para se viver”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, acompanhado da primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato.
Também prestigiaram a solenidade de entrega do prêmio o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto; a secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini; o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba; e os diretores de área Rodrigo Almeida Carvalho e Rodrigo Alcântara.
Estiveram presentes, ainda, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Dr. Bruno Dantas; o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto; o ministro do Estado das Comunicações substituto, Maximiliano Martinhão; o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles; o vice-presidente do Banco do Brasil, José Barreto; a vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Danielle Calazans; o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad; além de prefeitos de todo o País e diversas autoridades estaduais e federais.
O prêmio é oriundo de uma parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila, com o propósito de incentivar a melhoria contínua da realidade das cidades, ao reconhecer a adoção de boas práticas da Gestão Pública. Ao todo, concorreram com Sorocaba mais de 5.570 municípios brasileiros. Os finalistas foram selecionados, considerando seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Os municípios foram agrupados em três categorias, de acordo com o porte da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. A premiação elegeu as três melhores cidades do País em cada pilar, considerando o grupo populacional. Houve, também, o prêmio principal IGMA de Cidade Excelente em cinco categorias: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes e capitais.
O presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, enalteceu a importância do trabalho dos gestores públicos nos municípios brasileiros. “Todos os prefeitos presentes são os vencedores desta noite, por todos os desafios que enfrentam diariamente para manter seus municípios com as contas em ordem, de forma responsável, para conseguir estruturá-los. Cada representante aqui está de parabéns”, disse.
Para saber mais detalhes sobre a premiação e os indicadores avaliados, basta acessar os links: https://premiocidadesexcelentes.band.uol.com.br. Para assistir à cerimônia completa no YouTube, acesse aqui: https://tinyurl.com/BandCidadesExcelentes2022.