A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), com sua Coordenação de Saúde Mental, realizou, na terça-feira (31), das 8h às 18h, a “3ª Jornada de Saúde Mental de Sorocaba”, no Salão de Vidro do Paço Municipal. O encontro reuniu profissionais da saúde da rede pública, para uma aproximação cada vez maior da Rede de Atenção Psicossocial e a conscientização sobre a importância dos cuidados em saúde mental. A iniciativa trouxe, entre os temas, um olhar para o cuidado integral em saúde mental nos diversos contextos da rede pública.
Na abertura, houve uma apresentação cultural do CAPS III “Arte do Encontro”. Na sequência, com mediação da enfermeira-apoio técnico da SES, Lina Mari Tanaka, foram apresentadas experiências exitosas em saúde mental na Atenção Básica, com as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) como ferramentas de cuidado aos atendidos de saúde mental. O momento contou com a participação da equipe multiprofissional do Polo de Brigadeiro Tobias e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF Norte) de Sorocaba.
Já, as palestrantes Dayana Dutra e Maria Madalena Sudário, coordenadoras dos CAPs “Viver em Liberdade e “Saca só”, respectivamente, abordaram o tema: “CAPS: potências para ações de cuidado em saúde mental: ações intersetoriais e territoriais dos CAPS III e CAPS AD III”.
Também houve uma mesa redonda abordando sobre “A atuação médica na rede pública de saúde: o olhar ampliado no cuidado da saúde mental, é possível?”. Foram relatadas ações na estratégia de saúde da família e no serviço de atenção domiciliar. Participaram também do encontro o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo Chagas Dias, e os médicos coordenadores da SES, Dr. Alexandre Ascencio, Dr. Lúcio Neves e Dra. Tatchia Garcia.
Após um intervalo, o evento igualmente contou com uma apresentação de capoeira do CAPS IJ. Na sequência, a palestrante Dra. Amanda Proença, psiquiatra da rede municipal, abordou sobre “Psicopatologia na adolescência em tempos de pandemia”. Já, o médico psiquiatra da Enfermaria de Saúde Mental da Santa Casa, Dr. Alexandre Quelho, tratou o tema de saúde mental, questionando: “Psiquiatria: amiga ou inimiga?”
Na parte final da jornada, houve palestra sobre os “Sonhos que podemos ser”, com Ubiratã Daia Amaral Martins, que é gerente da Unidade de Acolhimento Ifantojuvenil (UAI). Em seguida, em mais uma mesa redonda, os moradores das Residências Terapêuticas Gabriel Maurício Alves da Silva Gláucia Regina Silva, Jenilton Salvador, Regiane Ribeiro e Reinaldo da Silva Leite dividiram com os presentes suas experiências nas unidades e a importância desse serviço. Por fim, o encerramento do evento contou apresentação cultural do CAPS III “Alegria de Viver” e do CAPS AD III “Roda Viva”.
“Valorizar e abordar o cuidado com a saúde mental é entender, cada vez melhor, que as pessoas necessitam dessa atenção especializada. É fundamental que todas as áreas tenham esse olhar atento para que o atendimento do paciente seja integral, cuidando do corpo e da mente”, destaca o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.