A Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) anunciou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (2), na Sala Fundec, a temporada de apresentações da Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) em 2023, sob a regência do Maestro Eduardo Pereira. A programação contará com 25 concertos, ensaios abertos e ações pedagógicas, realizadas entre fevereiro e dezembro deste ano.
A OSS, bem como o Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), são administrados pela Fundec, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), oferecendo à população a oportunidade de desenvolver o talento musical e apreciar arte de qualidade. Com mais de 70 anos de história, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba se tornou um importante instrumento na difusão da música clássica e, hoje, é apontada como uma das mais importantes do interior do Estado de São Paulo.
“Agradeço a presença de todos. A Fundec tem como proposta fornecer cultura de alta qualidade, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba”, destacou o presidente da Fundação, Antonio Carlos Sampaio. “Existe um conceito errôneo em pensar que a música clássica é apenas para o público de maior poder aquisitivo. Nós damos oportunidade a todos, em um modelo extremamente democrático para toda a sociedade”, enfatizou.
Para o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, o retorno que a Fundec dá a cidade é enorme. “Estou muito feliz de estar nesta casa, da qual sempre tive muito orgulho do trabalho realizado. O retorno que a Fundec dá à sociedade é muito superior aos recursos investidos aqui. A Fundec é um exemplo na formação de cidadãos e de músicos”, elogiou.
A diretora técnica da Fundec, Tânia Boy, destacou o trabalho realizado pelo IMMS e toda a reorganização do projeto pedagógico desenvolvido junto aos alunos. “Neste ano, comemoraremos os 25 anos do Instituto Municipal de Música de Sorocaba. Uma data muito importante para nós e é um motivo de orgulho para a história da cidade. Muitos ex-alunos da Fundec estão presentes em outros institutos de formação e orquestra do mundo todo. A qualidade e o trabalho de formação é a nossa prioridade, para que os alunos formados tenham um futuro profissional na música, se assim o desejarem”, afirmou.
Já, o Maestro Eduardo Pereira reforçou, em sua fala, que o objetivo principal desta temporada é popularizar a Orquestra. “Nós queremos popularizar, no sentido de levar a orquestra cada vez mais próximo à população. E dar acesso é fazer com que a população conheça, saiba o que está acontecendo na área cultural da cidade e tenha escolha”, afirmou.
Novidades da temporada 2023
Uma das novidades apresentadas é a ampliação, em 40%, do número de músicos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, passando de 36 para 50 membros, o que aumentará substancialmente as condições de execução de repertórios e amplificará a potência sonora, com violinos, viola, violoncelos, contrabaixos, flautas, oboés, clarinetes, fagotes, trompas, trompetes, trombones e percussão.
Outro anúncio feito foi o impacto na oferta cultural aos fins de semana aos sorocabanos. As apresentações, que ocorriam às quintas e domingos, agora, ocorrerão às sextas-feiras e domingos, com duas apresentações também aos sábados e matinais aos domingos.
A programação anual também contará com apresentações na Sala São Paulo, do Complexo Cultural Júlio Prestes, na capital paulista, em março e em outubro; e no Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão, em julho, tradicional evento de música clássica, organizado pela Fundação Osesp, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A OSS também participará do programa “Conheça a Orquestra”, da Fundação Osesp, levando conhecimento a respeito do funcionamento de uma orquestra a mais de 2.400 alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo.
A OSS também contará com a presença de músicos convidados, que abrilhantarão as apresentações, como o pianista português Bernardo Santos, em março; o violinista e spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Emmanuele Baldini, em abril; o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Albert Khattar, que proporcionará uma experiência sonora diferenciada com a tuba, em maio; e o trombonista-baixo da Orquestra Sinfônica Brasileira, Ricardo Santos, em novembro.
A Fundec está localizada na Rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro. Toda a programação pode ser conferida no site: https://fundecsorocaba.com.br/. Mais informações podem ser obtidas, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3233-2220, WhatsApp: (15) 99669-2817, e-mail: eventos@fundecsorocaba.com.br ou, ainda, pelo Instagram: @fundecsorocaba.