Almejada pelos sorocabanos há mais de 10 anos, a linha férrea, que liga Sorocaba à capital, foi confirmada pelo Governo do Estado e já está em fase de estudos técnicos.
No dia 28 de fevereiro, o governador Tarcísio de Freitas havia anunciando a qualificação de 15 projetos de concessões e de parcerias público-privadas (PPPs), com investimentos que podem superar os R$ 180 bilhões em todo o Estado de São Paulo, nas áreas de transporte intermunicipal, cultura, educação, habitação, desenvolvimento urbano, entre outras. Entre os projetos autorizados, está a implantação de um trem intercidades para o transporte de passageiros, conectando as cidades de Sorocaba e São Paulo.
Na quarta-feira (14), o prefeito Rodrigo Manga comemorou a confirmação do Governo do Estado. “Eu fiz três pedidos específicos para o governador Tarcísio. O primeiro, referente a essa linha férrea, que liga Sorocaba a São Paulo e gerará crescimento econômico, emprego e renda na cidade e região. O segundo, para priorizar a saúde, com mutirões voltados para cirurgias eletivas e o terceiro, com foco na habitação, a fim de ampliarmos as moradias entregues à população. Por isso, em breve, teremos ainda mais novidades”, disse.
O Governo do Estado já iniciou a fase de elaboração de estudos técnicos para análise de viabilidade das concessões e PPPs propostas, além dos modelos de negócio para a estruturação desses projetos. De acordo com o Estado, o trem Sorocaba x São Paulo integra um lote de investimentos que prevê concessões e expansões de linhas da CPTM e do Metrô, investimentos que somam em torno de R$ 69 bilhões.
O sistema de Trem Intercidades (TIC) prevê a criação de uma rede ferroviária regional, com quatro linhas a partir da capital paulista, para o transporte regular de passageiros a Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos. Sorocaba deverá ser o segundo município contemplado, após Campinas.
“Sorocaba está à disposição para o que for necessário no processo de aceleração desse projeto. A cidade vive um momento de enorme crescimento em diversas áreas. Com a criação dessa linha, avançaremos ainda mais!”, concluiu o chefe do Executivo sorocabano.