Mais de 3,8 milhões de empresas foram abertas no Brasil em 2022, segundo dados do Boletim do Mapa de Empresas. As atividades econômicas mais exploradas foram comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, promoção de vendas, cabeleireiros, manicure e pedicure, preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo, e obras de alvenaria.
Com o aumento no número de novos negócios, cresce também a concorrência e surge a necessidade de se investir em estratégias e recursos para atrair cada vez mais clientes.
Diante do cenário, a administradora Jéssica Dias, diretora operacional da QuallyCred, uma securitizadora de Tatuí (SP), dá cinco dicas de como acelerar o crescimento dos negócios de forma prática e segura:
1 Saiba quem são seus concorrentes
Conheça todos os detalhes sobre os produtos ou serviços que eles oferecem. “Conhecer a concorrência é fundamental para estar sempre buscando melhorias, assim como conhecer a sua própria empresa. Acho que temos que olhar para fora, mas, acima de tudo, olhar o nosso para que possamos aprimorar e sempre trazer o melhor para o cliente”, orienta a especialista.
2 Priorize a gestão financeira
Com as finanças em ordem, você pode pensar no planejamento da aceleração de sua organização. “É assim que conseguimos medir a saúde da empresa, visto que todas têm compromissos a serem cumpridos, como pagamento de colaboradores, pagamento de matéria-prima, entre outros.”
3 Busque oportunidades
Aposte em ferramentas que ajudem na gestão dos potenciais clientes. “Hoje no mercado existem muitos softwares que podem auxiliar neste caso, mas nem todos são didáticos e, ao invés de ajudar, às vezes acabam atrapalhando. Procure sempre ferramentas que sejam compatíveis com os seus negócios para que realmente funcionem como aliadas”, aconselha Jéssica.
4 Organize o funil de vendas
Planeje cada etapa pela qual o seu potencial cliente deverá passar até adquirir o seu produto ou serviço. “Essa é uma dor de muitas empresas hoje. Ter esse setor de vendas bem alinhado é essencial para que os negócios possam fluir. Ter um final bem organizado faz com que as metas sejam compatíveis e alcançáveis.”
5 Tenha um diferencial
Tenha em mãos todas as ferramentas necessárias para ir na contramão da concorrência e sair na frente. “Quando temos diferenciais, conseguimos conquistar o cliente e fazer com que a experiência dele junto conosco seja tão boa que ele não vai querer procurar outras empresas. Assim, fidelizamos o cliente sem nem ao menos ele perceber”, finaliza.