Dar apoio, visibilidade e resgatar a autoestima de mulheres que cuidam de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Este é o objetivo da ação “Cuidando do Cuidador”, desenvolvida pela Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sorocaba (SP).
O projeto teve início em 2015 e, a princípio, era destinado às famílias de atendidos, independente do gênero dos responsáveis. Mas, como 99% dos cuidadores ligados à associação são mulheres, as ações acabaram sendo adaptadas com foco nelas.
Afinal, segundo a coordenação de Assistência Social da entidade, Walkiria Santos Costa, ao descobrirem que os filhos têm alguma deficiência, cerca de 80% dos pais acabam fugindo de casa e deixando a responsabilidade do cuidado apenas com as mães.
“Infelizmente, o cuidado acaba sendo visto como responsabilidade única das mães, irmãs, tias e avós. Por isso, o grupo surgiu como um espaço de cuidado e apoio entre as cuidadoras, mas foi sendo reformulado para que se tornasse o que é hoje: um lugar seguro para o fortalecimento dessas mulheres, que muitas vezes não têm rede de apoio para seguir e enfrentar os desafios postos”, explica a responsável pelo projeto e agente social da instituição, Ana Paula Teodoro dos Santos.
Rodas de conversa e outras atividades
Composto por 30 mulheres hoje, sendo 15 do grupo da manhã e mais 15 do período da tarde, o projeto “Cuidando do Cuidador” consiste em rodas de conversa e outras atividades desenvolvidas pela equipe técnica e pelo orientador social da entidade.
As ações são programadas de acordo com o planejamento de cada semana e incluem passeios pela cidade, trabalhos na horta, cozinha experimental, orquidário, sala de estamparia, visitas a museus e parques, dança, yoga, alongamento, entre outros.
“São desde atividades que fazem o resgate e fortalecimento da autoestima estética até das potencialidades delas como pessoas, com desejos, vontades e sonhos”, continua Ana Paula.
Os encontros, abertos a todas as cuidadoras cujos filhos sejam atendidos pela Apae, são realizados semanalmente, sempre às quintas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com o intuito de garantir escuta e intervenções em situações de desgaste ou sobrecarga e promover a troca de informações e experiências entre as participantes.
As atividades, que contam com o suporte de grupos especializados e são realizadas em parceria com a rede de serviços públicos, fortalecem o trabalho da associação, cuidam de situações que podem deixar as cuidadoras vulneráveis e previnem em 80% os casos de doenças e isolamento por conta da sobrecarga de cuidados com os filhos.
No momento, a Apae Sorocaba atende 354 pessoas, mas os serviços serão ampliados para mais 200 alunos na área da educação, a partir de abril. A entidade fica na Rua Ubirajara, 528, na Vila Gabriel. Mais informações pelo telefone (15) 3219-2499 ou pelo e-mail apaesorocaba@apaesorocaba.org.br