Cotidiano

31 de março de 2023

Mercado de trabalho: construção civil tem destaque na lista das ocupações que mais abrem vagas

A construção civil começou 2023 com bom resultado na geração de empregos com 38.965 vagas abertas no Brasil. O setor ficou apenas atrás da área de serviços, que gerou 40.686 empregos em janeiro, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. O segmento tem o total de 2,4 milhões de trabalhadores ativos com carteira assinada no País.

Em Sorocaba, em janeiro foram 49 postos de trabalho abertos na construção civil, que emprega formalmente 9.202 pessoas.

Além das vagas geradas, o Caged ainda divulgou as 100 ocupações que mais tiveram novos postos de trabalho no primeiro mês do ano. Nesta lista, a construção civil aparece com o total de 10 funções e, entre eles, o servente de obras aparece em segundo neste ranking com 14.347 vagas geradas. Em sétimo lugar, está a função de pedreiro, com 6.267 vagas abertas.

O levantamento ainda mostra as demais ocupações da construção civil que tem movimentado as contratações: carpinteiro de obras, armador de estrutura de concreto armado, pintor de obras, gesseiro, técnico em segurança no trabalho, mestre da construção civil, técnico de obras civis e encanador.

Segundo Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), a construção civil atualmente responde no Brasil por 7% do Produto Interno Bruto (PIB), 9% da arrecadação de impostos e 10% dos empregos gerados.

Canteiros geram empregos

A Construtora Planeta é uma das empresas que mais tem gerado oportunidades de trabalho na construção civil em Sorocaba chegará, neste ano, a 10 canteiros ativos da cidade.

Estão sendo construídos os empreendimentos: Riserva Natura, no Largo do Divino; Union Planeta, no Alto da Boa Vista; Épico Planeta, no Jardim Faculdade; e Planeta Square Garden – maior complexo multiuso da região de Sorocaba, que está sendo construído no bairro Portal da Colina.

Outros três edifícios que estão em obras serão entregues neste ano: Avant-Garde, no Campolim, Connect Planeta, no Alto da Boa Vista, e o Ícone Planeta, no Jardim Faculdade.

Em breve, a Planeta vai iniciar as obras do Pátio Boa Vista – no Alto da Boa Vista, Biarritz e Toulouse – ambos no Campolim.

“A necessidade de mão de obra é constante em nossos canteiros e sempre estamos com oportunidades para os profissionais especializados na construção civil, em todas as etapas da obra. Hoje temos sete empreendimentos em construção e chegaremos a 10, incluindo o maior canteiro de obras da cidade, que é o Planeta Square Garden. Este movimento gerado pelos projetos da Planeta contribui com a economia da cidade e com o mercado de trabalho”, afirma Ricardo Guimarães, presidente da Construtora Planeta.

Sobre a Planeta

Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 56 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.

Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.

Pelo quarto ano seguido, a Planeta é uma das 50 maiores construtoras do país, de acordo com o ranking 2023 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção).

Além disso, a empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde tem suas operações, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.

A Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da GreatPlacetoWork (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul – Ouro” da Caixa Econômica Federal, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.

É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.