O guitarrista, compositor e arranjador Digo Ferreira faz no dia 11 de abril o show de gravação ao vivo do DVD “Feijão e Farinha”, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), em Sorocaba. O concerto ocorre às 20h e os ingressos gratuitos serão distribuídos na bilheteria do teatro com 1 hora de antecedência.
No palco do Municipal, Ferreira estará acompanhado de uma grande banda formada por instrumentistas de primeira linha, e contará com participações especiais de nomes como o violinista francês Nicolas Krassik.
O artista mineiro radicado em Sorocaba destaca que a gravação ao vivo terá um ingrediente especial: a energia resultante da interação com a plateia. Por isso, promete fazer um espetáculo alegre, com canções e temas instrumentais que transitam sobre diferentes ritmos e sotaques da música brasileira. “O público vai poder assistir a um show com a alta qualidade que a música brasileira tem. E eu quero levar a felicidade, é um show alegre, para quem aprecia boa música, independentemente de rótulos”, convida.
O projeto de registro audiovisual deste álbum foi contemplado no edital de 2022 da Lei de Incentivo à Cultura (Linc), da Secretaria de Cultura de Sorocaba e é o terceiro trabalho solo da carreira de Digo Ferreira.
Além de músicas instrumentais e canções inéditas, como “Feijão e Farinha”, que dá nome ao projeto, o repertório do show reúne releituras de composições autorais dos álbuns “Renascendo” (2016) e “Conexões” (2019). O set list contará, ainda, com uma interpretação de “Vesúvio”, de Oswaldinho do Acordeon.
Além da inseparável guitarra, Digo Ferreira estará no palco acompanhado de uma banda formada por Flavio Lima (voz e percussões), Dô de Carvalho (saxofone e flauta), Joquinha Almeida (sanfona e voz), Izandro Ferreira (baixo e voz), Elvis Toledo (bateria), Rodolfo Willame (percussões) e Lucas do Carmo Almeida (zabumba e voz). O show terá, ainda, participações especiais do violinista Nicolas Krassik e da Banda da Feira – a qual Ferreira também é integrante –, com os músicos José de Sá (percussões) e Antônio Freire (voz).
Mestre da guitarra brasileira
Com mais de 20 anos de carreira, Digo Ferreira é reconhecido até mesmo fora do País e tem se tornado referência por sua habilidade em adaptar para a guitarra elétrica ritmos e levadas da música de raiz, especialmente nordestina, que são originalmente criadas em instrumentos como sanfona, flauta de pífano e percussão.
O músico é autor de duas videoaulas, disponíveis em seu canal no Youtube, que ensinam a reproduzir e adaptar à guitarra as linguagens e ritmos como forró, frevo, maracatu e bumba meu boi, subvertendo a abordagem repleta de clichês deste instrumento comumente associado ao rock e que já foi símbolo de rebeldia.
Mestrando em música na Unicamp – em junho ele defenderá a sua dissertação em performance da guitarra no forró –, Ferreira comenta sua habilidade, empregada nas músicas que poderão ser conferidas no TMTV, é resultado de uma pesquisa contínua iniciada há quase duas décadas, que inclui visitas a folguedos de diferentes regiões do país, mapeamento de manifestações artísticas de raíz e entrevistas com músicos mais experientes os quais ele reconhece como mestres. “Essa é uma missão que eu carrego comigo desde os tempos de [Conservatório] de Tatuí”, destaca.
Serviço
Digo Ferreira – Gravação do DVD “Feijão e Farinha”Data: 11 de abril de 2023
Local: Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV)
Horário: 20h
Ingressos: Gratuitos, com distribuição no local com 1 hora de antecedência