Além do Grêmio, nesta edição do Brasileirão, participam os seguintes times: América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco.
A competição acontece entre 15 de abril e 3 de dezembro de 2023. Este ano, pela primeira vez, o Brasileirão será paralisado durante os períodos de Data FIFA. Além disso, os times que tiverem jogadores convocados para os amistosos internacionais terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim de um período e o retorno ao Campeonato Brasileiro.
Contratações do clube para 2023
De volta à série A do Brasileirão, o Grêmio será comandado por Renato Portaluppi, que substitui Roger Machado. Para a temporada de 2023, foram contratados os meio-campistas Pepê, Gustavinho, Felipe Carballo, Vina e Franco Cristaldo, os laterais Reinaldo, João Pedro e Fábio, os atacantes Everton Galdino e Luis Suárez e o zagueiro Bruno Uvini.
De volta à elite do futebol
Após ser rebaixado em 2021, com 43 pontos, o Grêmio retorna com novo técnico e novos jogadores para a temporada de 2023 na série A. Em 2022, ano em que enfrentava o rebaixamento, o time gaúcho marcou 65 pontos na competição e garantiu o 2º lugar na segunda divisão. Outros rebaixamentos enfrentados pelo clube foram em 1991 e 2004.
História no Brasileirão
O Tricolor Gaúcho já foi duas vezes campeão do Brasileirão: a primeira vez em 1981 e a segunda em 1996. Apesar de ter sido rebaixado para a série B em 2021, o Grêmio realizou campanhas eficientes nos anos anteriores. Em 2018, com 66 pontos, o time garantiu o 4º lugar na série A. No ano seguinte, ficou em 4º lugar novamente, com 65 pontos. Em 2020, com 59 pontos, o clube ficou na 6ª colocação.