O Dia das Mães é uma data que costuma movimentar o setor de vendas. A procura de presentes impulsiona a oferta de produtos, que vão desde cosméticos de beleza e vestuário até experiências relaxantes como um dia de spa. No entanto, de acordo com um levantamento realizado pela Hibou e a Score Retail, neste ano, os brasileiros estão buscando economizar e pretendem gastar até R$ 250,00 para presentear as mães.
Ainda avaliando o cenário para o Dia das Mães, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), oito em cada dez consumidores vão sair às compras para o Dia das Mães, movimentando R$ 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviço. Por outro lado, 23% têm intenção de gastar menos para economizar dinheiro, devido ao orçamento apertado ou pela piora do cenário econômico em relação ao ano passado.
Por isso, o educador financeiro especializado em cartões de crédito e em milhas aéreas, Rodrigo Góes, explica como é possível utilizar os pontos dos programas de fidelidade em troca de experiências e produtos. Veja!
Lojas para fazer compras com milhas
Para ajudar nessa tarefa de economizar no Dia das Mães, o profissional lista algumas lojas que oferecem a possibilidade de acumular ponto com milhas fazendo compras para a casa ou dia a dia. “Existem várias lojas de diversos departamentos que são parceiras dos programas de fidelidades como: Natura, Camicado, Casas Bahia, Zattini, Netshoes, Renner, entre outras”, conta Rodrigo Góes.
Vantagens dos cartões de crédito no acúmulo de milhas
Para aqueles que duvidam da eficiência da estratégia do acúmulo de milhas por cartão de crédito como uma manobra para economizar e gerenciar os gastos da família, o educador pondera. “É comum o pensamento de que o cartão de crédito faz você gastar mais dinheiro, mas quem tem planejamento em milhas não pensa assim”, explica.
Segundo o profissional, é possível ganhar com os gatos no cartão de crédito. “Se você consegue escolher um bom cartão de crédito e pagar todas as suas contas do dia a dia com ele, vai acumular mais pontos. Pontos esses que poderão ser transferidos para milhas nas janelas de oportunidades que o mercado oferece o tempo todo. Então, nessa estratégia, você consegue acumular um volume expressivo de milhas com os gastos fixos que você sempre teve na sua casa – sem um investimento a mais por isso. É gastar para ganhar”, aponta Rodrigo Góes.
Estratégias para acumular milhas
O especialista também alerta que é necessário ter estratégias para acumular as milhas e não se enrolar com o valor da fatura. “As milhas oferecem um novo mundo de oportunidades, então é possível fazer muitas coisas com elas somente acumulando, mas é preciso usar sempre de forma estratégica e ao seu favor. Todos os gastos devem ser computados e estrategicamente analisados para reverter em pontos que você possa utilizar lá na frente e para que não vire uma bola de neve”, finaliza o profissional.
Por Evelyn Guimarães