O primeiro passo antes de abrir uma empresa é checar se é realmente uma boa ideia para o mercado. Para isso, segundo Hélio Cezar Donin Júnior, diretor da Donin Contabilidade, conversar com uma empresa de pesquisa ou uma universidade é interessante para conhecer a área. “Essa pesquisa inicial também irá ajudar na captação de investidores”, aconselha.
Confira outras dicas para te ajudar a tirar a sua empresa do papel!
1. Invista em oportunidades de crescimento
Investir em um terreno já conhecido ou apostar em um negócio que será capaz de crescer aos poucos pode ser uma boa decisão. “Os menores negócios e microfranquias são muito interessantes, pois, como demandam menos investimentos, possuem menor risco”, explica Hélio Cezar Donin Júnior. De acordo com o diretor da Donin Contabilidade, normalmente esses negócios são acessíveis ao grande público e, em diversas vezes, podem ser feitos em home office, isto é, trabalhando em casa.
2. Faça a abertura da empresa
Se você já decidiu como quer investir o seu dinheiro e planejou os rumos da sua empresa, agora precisa partir para a parte burocrática. “Procure uma empresa contábil para fazer a abertura, pois eles [os profissionais] possuem todo conhecimento necessário para efetuar os registros e fazer o enquadramento tributário conforme o planejamento feito”, afirma Hélio Cezar Donin Júnior. Além disso, ele alerta que uma legalização malfeita pode inviabilizar a escolha tributária do plano de negócios, podendo causar enormes prejuízos iniciais.
3. Seja criativo e crie oportunidades
Em tempos de crises, o medo costuma vetar sonhos e boas ideias. “Driblar a crise é uma arte e, como uma arte, depende da sensibilidade da pessoa. Normalmente, os grandes ‘dribladores’ de crise são os que têm maior criatividade e o poder de transformar essa criatividade em oportunidade e, consequentemente, em um produto para o consumidor final”, analisa o especialista. Tornar a sua empresa uma realidade depende do seu planejamento, de pesquisa e capital. Com determinação e criatividade, é possível conseguir tudo isso.
4. Busque parcerias
Se o sonho vale a pena, por que não o compartilhar com alguém? “Sem dúvida, a busca por um sócio-investidor é uma alternativa bastante interessante para desenvolver o negócio sem se endividar e ainda contando com os controles financeiros e de gestão desses investidores”, recomenda o diretor da Donin Contabilidade.
5. Faça uma pesquisa de mercado
A pesquisa vai ser sua grande aliada nesse processo de gestação da sua empresa. Avalie seus concorrentes e se o mercado está apto para receber o seu produto ou serviço. “Ter um plano de negócios, um bom planejamento operacional e tributário, um suporte legal eficiente são alguns dos requisitos de um negócio de sucesso”, avalia Hélio Cezar Donin Júnior.