Nesse 4 de outubro aconteceu, na Paróquia Santo Antônio, em Sorocaba, o encerramento da Festa em honra em louvor a São Francisco de Assis.
A festa teve início no dia 1º de outubro com o tríduo que se estendeu aos dias 2 e 3 na matriz. O tema principal que motivou nossas reflexões foi: “No presépio de Greccio, Francisco revela a fragilidade humana e o imenso amor de Deus”.
No domingo, 1º de outubro, primeiro dia do tríduo, a Santa Missa aconteceu em dois horários, sendo presidida pelo Pároco Frei Gilberto Marcos Sessino Piscitelli, às 10h e às 19h. Em sua homilia, Frei Gilberto nos levou a refletir sobre a “fragilidade”, lema desse primeiro dia do tríduo, e falou sobre um bebê, que é a criatura mais frágil que temos, e que Deus em seu amor tão grande pelo ser humano, colocou-se igual ao ser humano, frágil em tudo menos no pecado.
Ainda no domingo, Frei Gilberto e o diácono Antônio Tamiozzo concederam a bênção de São Francisco de Assis aos animais. Foram abençoados aproximadamente quarenta animais.
Já na segunda-feira, segundo dia do tríduo, tendo como lema “Revelação”, Frei Gilberto comentou sobre São Francisco que, ao usar os elementos da natureza para criar o presépio, lembra que todos somos parte do mesmo criador.
Relembrou também algumas das histórias de São Francisco que mostram a harmonia do santo com as demais criaturas, citando como exemplo o relacionamento de Francisco e o falcão do Monte Alverne, o qual, durante um período difícil na vida de Francisco, quando o mesmo já se encontrava doente e não conseguia acordar para suas orações matutinas, aparecia para despertá-lo, cantando e batendo na cabana até que Francisco se levantasse.
O terceiro dia do tríduo, que aconteceu na terça-feira, nos trouxe para reflexão o lema “Amor de Deus”. Frei Gilberto, em sua homilia, nos convidou a pensar sobre o amor descoberto por Francisco para com Jesus, um encantamento pelas criaturas. Encantamento que o faz louvar a vida do Menino Jesus no presépio, mas é o mesmo encantamento que o faz louvar também a irmã morte, fazendo-o se aproximar ainda mais do Seu Senhor.
No dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, a Santa Missa foi marcada pela leitura da carta de São Francisco de Assis a todos os fiéis, onde há recomendações de São Francisco sobre o que devemos praticar de bom e de correto em nossa vida para a nossa salvação.
Meditando sobre as vivências de São Francisco de Assis, Frei Gilberto nos explicou sobre a Minoridade Franciscana, vivida por São Francisco, que é viver “abandonado, única e exclusivamente ao amor de Deus, sem querer nada para si, sem querer nada que agrade a própria pessoa”.