A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promove, a partir desta sexta-feira (3), a exposição gratuita “Lembrando a Arte Moderna de 1922”, do artista plástico sorocabano José de Campos Lima, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”.
As obras expostas pelo artista fazem referência à Semana de Arte Moderna, manifestação artística-cultural que ocorreu em 1922, na cidade de São Paulo, rompendo os padrões da arte brasileira produzida na época. Inspirado no movimento, Lima desenvolveu a proposta de criação de trabalhos abstratos e geométricos, sem seguir os padrões acadêmicos, acompanhando um processo livre, onde as cores sugerem formas e expressões.
Lima atuou como professor de Educação Artística na rede pública e em outras instituições. Iniciou suas atividades nos anos 60, participando do Clube Amigos da Arte, composto também por artistas, como Ettore Marangoni, Bruno de Giusti, Antonio Carlos Baddini, Ludovico Prohaska, entre outros.
Com vasta experiência no mundo da arte, o criador das obras também foi contemplado com o Prêmio “Flávio Gagliardi de Artes Plásticas”, de Sorocaba. Lima também atuou como servidor público, como chefe da Divisão de Cultura da Prefeitura de Sorocaba, entre 1989 e 1990, expandindo suas atividades na cidade, por meio de exposições no Gabinete de Leitura Sorocabano e mostras coletivas e individuais, assim como em Itu e Porto Feliz. As produções também alcançaram o público da capital paulista, sendo expostas no Memorial da América Latina e na Feira de Artes da Praça da República, em São Paulo.
A exposição estará aberta à visitação até o dia 10 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-5723.
*Com informações do Tem Mais