Negociações com fornecedores e opções variadas são as alternativas dos lojistas para melhorar os preços para os consumidores
Para os filhos, é o momento de curtir as férias. Enquanto isso, os pais já preparam a volta às aulas buscando os itens da lista de material escolar. E, o movimento já é intenso no comércio da região, que reforça o quadro de colaboradores nesse período e estima um aumento nas vendas em relação a 2023.
Dentre os mais variados itens da lista de materiais, o caderno foi o que teve o maior reajuste neste ano, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Os custos do papel explicam a alta. “Quando recebemos a mercadoria, notamos esse aumento. No entanto, por conta das negociações que fazemos com os fornecedores, buscamos repassar o menor valor possível aos consumidores”, afirma Nivaldo Madureira, diretor da Papelaria e Livraria Pedagógica.
Além dos custos com o papel, o licenciamento de marcas e personagens é o responsável por elevar o preço dos cadernos. “A variedade beneficia a escolha dos consumidores. É importante termos opções para todos os gostos, seja em relação às capas ou aos preços. Por isso, trabalhamos com produtos das linhas econômica, intermediária e lançamentos”, argumenta.
Apesar de também encarecerem a lista de material escolar, os itens da chamada “papelaria fofa” estão entre os mais procurados neste ano. Os produtos dessa linha, também conhecida como papelaria criativa, costumam apostar em design, cores, estampas e materiais para chamar atenção do público.
“Hoje, apontadores, réguas e lápis acabam se parecendo com brinquedos e podem trabalhar a criatividade das crianças. Existe, inclusive, uma parte mais didática dessa linha que começou a aparecer. Há muita procura por esses produtos, por serem bonitos e criativos, mas também trabalhamos com a linha tradicional”, detalha o diretor da papelaria.
Aumento das vendas
As férias mais curtas por conta do Carnaval, que acontece no início de fevereiro, intensificam a procura pelos produtos nesses primeiros dias de 2024. “Nós trabalhamos a antecipação de listas e promoções em dezembro e, neste ano, já sentimos um aumento significativo dessa busca. Trabalhamos com uma estimativa de aumento de 10% no faturamento, na comparação com o ano passado”, conta Madureira.
Para atender a demanda de volta às aulas, as contratações de colaboradores começaram em novembro e abrangem todos os setores, como vendas, logística e e-commerce, cujo faturamento já se aproxima da loja física.
“O e-commerce tem crescido muito, especialmente por conta da falta de tempo. As crianças estão de férias, mas os pais não. Então, isso acaba facilitando a escolha. Hoje, o on-line conta com fotos atualizadas e descritivos apropriados, que facilitam o conhecimento dos produtos e a compra daquilo que é necessário”, finaliza o diretor da papelaria.
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