Assunto ficou entre os mais comentados na plataforma nesta terça-feira.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a palavra “Pinóquio” ficaram entre os assuntos mais comentados nesta terça-feira (7) na plataforma Twitter e também viralizou em outras redes sociais. Estudantes participaram da primeira fase do exame nesta manhã.
O personagem infantil “Pinóquio”, marionete viva que tem um chapéu verde, foi citado por conta de uma questão indicata pelos internautas que constava na prova.
A pergunta é exige raciocínio lógico do estudante; veja: “Admita que sejam válidas ambas as seguintes sentenças: Pinóquio sempre mente; Pinóquio diz: ‘Todos os meus chapéus são verdes’. Podemos concluir dessas duas sentenças que: Pinóquio tem pelo menos um chapéu. Pinóquio tem apenas um chapéu verde. Pinóqui não tem chapéus. Pinóquio tem pelo menos um chapéu verde. Pinóquio ão tem chapéus verdes.”
No Twitter, porém, muitos usuários comentaram sobre a alternativa.
Sobre a prova
Mais de 18,1 milhões de alunos de todas as regiões do país participam da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O exame é ralizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A iniciativa é a maior competição científica do país e alcança, nesta edição, 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.
Os estudantes tiveram duas horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).
Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados, em 20 de dezembro.
Prêmios
A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.
Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.
*Com informações do Tem Mais