A população poderá conferir, nesta quarta-feira (8), a partir das 19h, a exibição gratuita dos filmes “Um Cão Andaluz” (1929) e “Simão do Deserto” (1965), dirigidos pelo espanhol Luis Buñuel, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, localizada no Centro de Sorocaba. A classificação etária é a partir de 16 anos.
A programação faz parte da iniciativa “Filmes Cult nas Quartas”, que conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
O encontro será coordenado pelo pesquisador e professor de Cinema, Cleiner Micceno, com a proposta de sempre promover o acesso da população a filmes premiados ou que foram aclamados pelo público e pela crítica.
“Um Cão Andaluz” é um curta-metragem, de 1929, que contou com a participação do pintor Salvador Dalí.
O filme não segue uma sinopse, já que se resume a um conjunto de cenas que buscam fazer uma representação visual de um pesadelo, seguindo técnicas do surrealismo, movimento que inspirou muitos artistas na exploração do inconsciente, dos sonhos e das emoções.
O curta quebrou muitos paradigmas da estrutura narrativa clássica, gerando um debate sobre o que deve e pode ser considerado um produto da Sétima Arte.
Na sequência, o público vai assistir a “Simão do Deserto”, um média-metragem, que traz as vivências de Simon, um homem muito religioso que deseja se aproximar de Deus. Para chegar ao seu objetivo, ele decide escalar uma coluna, mas, no caminho, enfrenta as seduções do Diabo, que quer trazê-lo de volta para a Terra. A obra integra uma trilogia, que conta também com os filmes “Viridiana” e “O Anjo Exterminador”.
Após as sessões, os munícipes poderão participar de um bate-papo sobre os filmes com o pesquisador e professor Cleiner Micceno, que trabalha há mais de 25 anos com Cinema, tendo recebido prêmios e participado, como curador e jurado, de diferentes mostras da área no Brasil.
A Biblioteca Infantil Municipal está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723.