Seguindo padrões da ABNT, método reduz o consumo de materiais em 27% e acelera o término da construção em três vezes
Os desafios que envolvem a construção civil são grandes. Redução de tempo de obra, aliada à diminuição do uso de água e energia, sem deixar de lado a segurança e a durabilidade, são alguns dos pontos trabalhados pelos engenheiros.
Em Sorocaba, a aplicação de uma nova técnica vem trazendo resultados significativos. O Concreto PVC, método que segue os padrões da Norma Técnica NBR 17077, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), vem trazendo vantagens significativas aos canteiros de obras.
Segundo o engenheiro Henrique Deliberali, diretor de Comunicação Social e Eventos da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), o método canadense, que reduz em três vezes o tempo de finalização da obra, consiste na utilização de módulos de PVC, que são encaixados em uma montagem que lembra o brinquedo Lego. Em seguida, o interior é preenchido com concreto e aço estrutural, proporcionando rigidez, segurança e conforto térmico à parede.
Além disso, explica o engenheiro, como o exterior da parede é formado por PVC, não é necessário a realização de acabamento, reduzindo os custos. O método também apresenta resistência à água e tem a capacidade de barrar a disseminação de fungos e bactérias.
“A novidade ainda apresenta ganhos como: redução de 27% no consumo de material; 75% de economia de água e energia durante a execução da obra; e aumento de 7% em área útil no projeto. A durabilidade é considerada alta, uma vez que o ciclo de vida do PVC é de 100 anos e soma-se à perenidade do concreto. Além disso, é o mais resistente dentre todos os materiais em relação ao fogo”, explica.
De acordo com o diretor da AEAS, a associação vem acompanhando a utilização da nova técnica, garantindo, assim, a eficiência e a segurança.
“Em Sorocaba, a técnica vem sendo utilizada na construção de escolas públicas desde 2017. Na construção de uma unidade no bairro Jardim Carandá, a obra foi finalizada em apenas oito meses, sendo que o tempo normal seria de 24 meses. Tudo graças à facilidade promovida pelo Concreto PVC. Hoje, seis anos após a entrega da escola, a estrutura dela continua em perfeito estado”, afirma Deliberali.
Ainda segundo o engenheiro, hoje, Sorocaba conta com 20 obras utilizando a técnica em sua construção.
Fomentando conhecimento
Segundo Deliberali, existem poucos engenheiros aptos a trabalhar com esta técnica no mercado e, para contribuir para a disseminação do conhecimento sobre o Concreto PVC, a AEAS pretende promover, ao longo do ano, cursos preparatórios para os profissionais interessados em aplicar a técnica.
“Estamos trabalhando para fomentar essa novidade em nossa região, multiplicando o conhecimento para que os engenheiros e arquitetos se capacitem e também possam acompanhar este tipo de obra”, explica Deliberali.
Tecnologia canadense
O método de construção Concreto PVC foi criado na década de 1980, no Canadá. O primeiro projeto desenvolvido com a técnica, no Brasil, foi executado em 1993, no Rio de Janeiro.
Ao redor do Brasil, a técnica já é utilizada em construções diversas, como postos de gasolina, clínicas, escolas particulares e galerias comerciais.