Eleições

4 de setembro de 2024

Espera por exame de sangue de rotina na UBS São Guilherme é de cinco meses

Protocolo mostra que exame destinado a uma criança de 9 anos será realizado somente às 7h de 21 de junho. Foto: Divulgação

Médico faz o pedido na segunda-feira, mas exames são agendados apenas para 21 de junho; outra queixa diz respeito à marcação de consultas.

Cinco meses. Este é o tempo de espera para a coleta de exames de sangue de rotina na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Guilherme, zona norte de Sorocaba. A denúncia foi feita ao Portal Porque por uma leitora que, além de ajuda, pede para ter o nome preservado.

Ela conta que a filha, de 9 anos, precisa fazer alguns exames de sangue de rotina e a coleta foi agendada somente para 21 de junho. Quando questionou sobre a demora, a atendente respondeu de forma ríspida, dizendo apenas que aquele era o dia que havia vaga para o atendimento da garota.

Na solicitação do médico consta exames como de colesterol, glicemia, vitaminas e hemograma completo, por exemplo. O pedido foi feito pelo médico na segunda-feira (15). “Antes eu passava pelo postinho do Laranjeiras e nunca houve uma demora tão grande. No entanto, minha avó disse que lá também está assim, com muita demora para realizar os exames”, ressalta.

Outra queixa da usuária do sistema municipal de saúde é a demora no atendimento para marcar a coleta dos exames. Uma funcionária da UBS informou que o agendamento se inicia somente às 9h, enquanto que a unidade está aberta ao público desde às 7h. Há também muita demora em todos os tipos de atendimentos feitos à população.

Eu acho que a UBS do São Guilherme não está mais comportando a quantidade de gente do bairro”, opina, acrescentando que paga os impostos e, mesmo assim, não pode contar com um atendimento bom.

Não é a primeira reclamação
A denunciante conta ainda que não é a primeira vez que ela enfrenta problemas com a UBS do São Guilherme, que se recusou a dar as vacinas de HPV e de Covid-19 para sua filha.

Segundo ela, as funcionárias da unidade de saúde alegaram que não havia vacinas naquele momento, pois tinham sido enviadas para outra UBS depois de uma queda de energia naquele local.

“Pedi ajuda para a médica, que chamou a coordenadora e disse que tinha vacinas, sim. As funcionárias estavam limpando o espaço e não queriam dar a vacina naquele momento. Moro longe e voltar num outro momento seria muito difícil”, reclama.

A munícipe mora no Caguaçú, zona norte, em frente à Feira da Barganha, e precisa caminhar sob sol quente quase um quilômetro e meio até a UBS. “O prefeito [se referindo a Rodrigo Manga] ampliou a Feira da Barganha, colocou alambrado para estacionamento, mas poderia ter aberto um postinho aqui para gente, uma creche aqui para a região.

Acrescenta ainda que o prefeito deveria olhar para a região do Caguaçú. “No meu condomínio tem 19 blocos e cada bloco são quatro andares. Tem bastante famílias aqui”, afirma a leitora, chamando a atenção de Manga para sua responsabilidade no cargo público.

Como faz rotineiramente, o Porque enviou à Secretaria Municipal de Comunicação o questionamento da leitora e as críticas que ela fez ao prefeito e agora aguarda as respostas. Caso haja manifestação por parte do Poder Público, esta matéria será atualizada.

Fonte Portal Porque: https://www.portalporque.com.br/sorocaba-regiao/espera-por-exame-de-sangue-de-rotina-na-ubs-sao-guilherme-e-de-cinco-meses/