Educação

2 de outubro de 2024

Educação Inclusiva: Um compromisso coletivo

Na instituição educacional, é fundamental criar um ambiente rico e verdadeiramente estimulante, onde o estudante se perceba como um ser em constante aprendizagem. Além disso, é essencial que exista uma mediação eficaz do conhecimento, garantindo acesso igualitário e promovendo um espaço que favoreça o desenvolvimento e a aprendizagem.

O Papel dos Profissionais de Apoio

Os profissionais de apoio na rede municipal de ensino desempenham um papel essencial na educação inclusiva, auxiliando os alunos no dia a dia escolar e assegurando que tenham acesso a melhores oportunidades que garantam o aprendizado em um ambiente que respeite a diversidade. A presença desses profissionais viabiliza a plena integração dos alunos com deficiência no ambiente escolar, promovendo uma educação mais justa e inclusiva.
Sob a gestão da AJG+, cerca de 800 profissionais são continuamente capacitados para oferecer atenção especializada, garantindo o progresso acadêmico e social dos alunos, respeitando suas individualidades. “A organização promove treinamentos contínuos, focados em estratégias de inclusão, comunicação alternativa, manejo comportamental e estímulo ao desenvolvimento cognitivo e emocional”, destaca Erica Cafazzo, responsável pelo projeto da Educação Inclusiva na AJG+.
Em Sorocaba, esses profissionais atendem aproximadamente 2.400 alunos que são o público-alvo da educação inclusiva. “Valorizamos os profissionais da AJG+ e fornecemos todo o suporte necessário para formar colaboradores capacitados, promovendo uma educação de qualidade, humanizada, acolhedora e inclusiva, que desperte as maiores aptidões e habilidades dos alunos”, afirma a responsável na AJG+.

Desenvolvimento da Inclusão

A inclusão de crianças com deficiência no ambiente escolar é um direito garantido por lei, efetivada com a atuação de profissionais qualificados. Segundo Erica, os profissionais de apoio desempenham um papel crucial no acompanhamento das atividades diárias de crianças com deficiência, transtornos do espectro autista, dificuldades motoras ou outras condições que requerem atenção singular. Eles não apenas auxiliam nas tarefas escolares, mas também promovem a integração social, facilitando a participação ativa e significativa dessas crianças no grupo.
Entre as principais estratégias de inclusão adotadas por esses profissionais estão a aplicação de métodos pedagógicos adaptados às necessidades individuais dos alunos e um acompanhamento contínuo e personalizado. Sua atuação é essencial para garantir que as crianças com necessidades específicas tenham acesso a um aprendizado equitativo. Eles colaboram com professores e familiares, formando uma rede de apoio que fortalece o desenvolvimento integral da criança, tanto na escola quanto no ambiente familiar.
Além disso, oferece-se suporte de técnicos de enfermagem para estudantes que necessitam de cuidados especializados durante as aulas, e a presença de profissionais de apoio com formação em intérprete de Libras, garantindo atendimento às necessidades específicas de cada aluno. A atuação de todos esses profissionais contribui diretamente para a desconstrução de preconceitos e estigmas relacionados às deficiências. Ao facilitar a interação entre todos, promovem um ambiente escolar mais inclusivo e harmonioso. Esse processo é essencial para que todos os alunos se desenvolvam em um ambiente de empatia e respeito à diversidade.

Trabalho Indispensável

O trabalho dos profissionais de apoio nas escolas é essencial para a construção de um sistema educacional verdadeiramente inclusivo. Junto a entidades como a AJG+, que investem na formação e suporte a esses profissionais, asseguram que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. Para expandir e consolidar esse trabalho, é fundamental que existam políticas públicas que garantam a presença desses profissionais em todas as instituições de ensino, promovendo um ambiente escolar que valorize a diversidade e o direito de todos à educação.
A inclusão vai além de adaptações físicas ou curriculares; trata-se de garantir que cada criança receba a atenção e o cuidado necessários para seu pleno desenvolvimento. Nesse contexto, os profissionais de apoio formam a base dessa transformação, criando um ambiente de acolhimento, respeito e aprendizado para todos.
Como bem expressa Boff (2014, p. 103): “O cuidado somente surge quando a existência de alguém tem importância para mim. Passo então a dedicar-me a ele; disponho-me a participar de seu destino, de suas buscas, de seus sofrimentos e de seus sucessos, enfim, de sua vida. Cuidado significa então desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato.”
A visão sobre os profissionais de apoio deve transcender a mera observância de normas e regulamentos, englobando uma compreensão mais profunda de seu papel na promoção de cuidados e serviços de alta qualidade. Esses profissionais são essenciais para o funcionamento eficaz das instituições, pois são os responsáveis por estabelecer uma relação de confiança e empatia com os beneficiários, garantindo que suas necessidades e expectativas sejam atendidas de maneira adequada.
A formalização desses profissionais é fundamental, pois não apenas assegura que estejam legalmente reconhecidos e protegidos, mas também contribui para a criação de um ambiente de trabalho que prioriza a formação contínua, a supervisão e a valorização de suas competências. Isso resulta em práticas mais eficazes e éticas, promovendo o bem-estar dos beneficiários e aumentando a qualidade dos serviços prestados. Portanto, é vital que a formação e o desenvolvimento profissional sejam incentivados, garantindo que esses profissionais estejam aptos a oferecer um atendimento de excelência, que respeite as particularidades de cada indivíduo e se comprometa com os princípios da dignidade e dos direitos humanos.

(Divulgação AJG+)