Saúde

4 de junho de 2025

Colpat reúne ginecologistas de Sorocaba para apresentar os avanços do exame PCR no diagnóstico do HPV.

O Laboratório Colpat promoveu, em Sorocaba, um encontro exclusivo com ginecologistas da cidade para apresentar os benefícios e avanços do exame PCR-HPV (teste molecular de DNA-HPV) como principal ferramenta no rastreamento do câncer do colo do útero. O evento reforçou a importância da atualização médica frente às novas diretrizes nacionais de saúde e destacou o papel do laboratório como parceiro dos especialistas da região.

Na ocasião, o Dr. Nelson Brancaccio, Médico Anatomopatologista e Diretor Técnico do Colpat, conduziu uma apresentação técnica sobre as vantagens do novo método em relação ao tradicional exame de Papanicolaou.
“Estamos vivenciando uma mudança decisiva no modelo de prevenção do câncer do colo do útero visto que o exame PCR-HPV permite uma detecção precoce e precisa do DNA do Papiloma Vírus Humano (HPV), antes mesmo de alterações celulares acontecerem. Isso garante mais segurança às pacientes, mais respaldo clínico aos profissionais, contribuindo significativamente para a redução dos casos de câncer do colo do útero, cuja principal causa é a infecção persistente por este vírus.”, explicou o Dr. Nelson.
Recomendado como exame primário pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela SOBRASGO (Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) o teste molecular de DNA-HPV passou a ser incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2024. A inclusão oficial faz parte das novas diretrizes apresentadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade por câncer do colo do útero — que deve registrar cerca de 17 mil novos casos no Brasil em 2025, segundo estimativas do próprio INCA.

“Esse exame marca uma transição importante na forma como o Laboratório Colpat cuida da saúde preventiva da mulher. Estamos alinhados às práticas internacionais e às diretrizes do Ministério da Saúde, SBP (Sociedade Brasileira de Patologia) e da SOBRASGO, disponibilizando essa tecnologia também na rede de saúde privada e complementar”, ressaltou Dr. Nelson.

Além de apresentar a inovação, o evento também reforçou a proposta do Laboratório Colpat de se aproximar dos profissionais da ginecologia, oferecendo suporte técnico, diagnóstico de excelência e troca constante de conhecimento.

O Laboratório Colpat segue investindo em tecnologia de ponta e formação médica continuada, reafirmando sua posição como referência em anatomia patológica em Sorocaba e região.