Sorocaba foi representada no 17º Congresso Brasileiro e 5º Internacional de Biomedicina, realizado em Goiânia (GO), na última quinta-feira (16). Na ocasião, a biomédica e supervisora de área da Secretaria da Saúde (SES), Dra. Daniangela de Grandi Barbosa, foi homenageada pela trajetória no serviço público.
Biomédica há 16 anos, Dra. Daniangela iniciou na iniciativa privada e, nos últimos 13 anos, atua diretamente na saúde pública, como servidora municipal. É pós-graduada em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e em Educação em Saúde em Aperfeiçoamento pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), além de ser especialista em Patologia Clínica/Análises Clínicas, Saúde Pública e Sanitarista.
Daniangela também é uma das delegadas regionais do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região (CRBM) em Sorocaba. Este Conselho possui seis regionais, que englobam todos os Estados. Os profissionais são selecionados por obter algum destaque ou relevância dentro da atuação em algumas categorias na área da saúde.
“É uma imensa honra poder representar Sorocaba e o CRBM, que tem trabalhado bastante sobre diversidade, especialmente a valorização de lideranças femininas”, comenta a biomédica. Neste ano, Dra. Daniangela é um dos exemplos do reconhecimento às mulheres, tendo três habilitações no CRBM reconhecidas, além das especializações pela atuação no serviço público.
“Tenho uma enorme satisfação de poder integrar a gestão municipal, que demonstra clara preocupação com o corpo técnico em Saúde Multiprofissional para os munícipes, visto que, historicamente, Sorocaba foi pioneira em ter, junto aos quadros de servidores públicos, os biomédicos”, completa.
De acordo com o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo, a atuação da Biomedicina durante o período pandêmico tornou-se mais conhecida da população, o que gerou repercussões positivas junto aos conselhos de classes, associações, entre outros. “Este reconhecimento enche a cidade de orgulho, tendo em vista a atuação relevante dos biomédicos no serviço público, em especial durante o cenário pandêmico, em que esses profissionais se destacaram no primeiro mapeamento genético da Covid-19”, destaca o secretário da Saúde.
Fonte: SECOM