O artista plástico sorocabano Santiago Ribeiro está de volta mostrando um de seus trabalhos com réplicas: A favela criada com todos os detalhes minuciosos, intitulada Morro da Anunciação, está aberta à visitação até 15 de julho na Biblioteca Infantil de Sorocaba.
“Com um gesto sutil, mas contundente, eu proponho mais uma vez uma reflexão profunda acerca dos problemas habitacionais dos grandes centros urbanos e, mais especificamente, a voz atual sobre o tempo em que vivemos”, conta o artista.
A obra é fruto de uma encomenda particular feita por um colecionador italiano, morador da cidade de Turim, na região de Piemonte, norte da Itália, que tem uma devoção pela padroeira local que é Nossa Senhora da Anunciação.
A obra se inicia absolutamente fiel às paisagens urbanas das favelas, com toda a sua desordem natural e suas cores que involuntariamente se harmonizam diante do caos, da sujeira e do desarranjo.
“O meu olhar se volta para as informações expressas das maneiras mais diversas, sempre com o intuito de trazer uma mensagem clara. No entanto, eu os ofereço outra cidade, reflexiva e absolutamente artística, que se distingue pelo caos, mas ordenada dentro de uma lógica visual própria, elaborada com uma proposta direcionada e pontual para convidar o público a refletir sobre velhas questões sociais diante mensagem quase subliminar”, explica.
O processo de montagem começou em 2021 e demorou sete meses até a sua finalização. “Antes de embarcar para Turim a maquete ficará disponibilizada para visitação, até o seu destino final, a Itália. Espero que o público aprecie a obra que tem quase um metro de altura”, convida Santiago .
O horário de visitação à obra é de segunda a sexta, das 8h às 17h. A Biblioteca Infantil fica na Rua da Penha, 673, Centro.
Sobre Santiago Ribeiro
O artista plástico começou suas obras aos 6 anos de idade e contabiliza mais de 800 maquetes em sua carreira.
A questão social é um tema bastante recorrente em alguns trabalhos de maquetes e sempre que recria uma favela, busca tocar em certas feridas que nunca cicatrizam.
Santiago já recriou favelas cariocas, casarões históricos de Sorocaba e sua última exposição foi “Há um Ponto de Luz na Imensidão”, onde ele transformou em miniatura as construções da Fazenda Ipanema, em 2019. (Agenda Sorocaba)