Cultura

1 de julho de 2022

Brasileiro tem a TV como principal meio de entretenimento

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Levantamento do Kantar Ibope Media, realizado em maio passado, revela que entre a televisão linear e as plataformas de vídeos on-line, 79% das pessoas pesquisadas preferem as emissoras convencionais. Uma diferença bastante significativa.

Demonstra também que em 2021, mais de 205 milhões de pessoas assistiram aos canais abertos e Pay TV, e que o tempo médio gasto em frente à tela foi de 5h37.

E que a TV é responsável, de forma bem intensa, pelo maior o consumo de vídeo ao longo do dia. Aliás, por aqui, em se tratando dos dois serviços, uma curva bem importante começa a crescer por volta das 16h, chega a seu pico às 21h e atinge números mínimos a partir das 2h.

Por fim, para a pergunta “quais os devices (dispositivos) preferidos dos brasileiros para consumir vídeos on-line?”, 54% disseram preferir a TV, 37% os tablets e 8% os computadores.

Comprova-se, uma mais vez, que a TV linear é, como sempre foi, o meio mais buscado pelo brasileiro para a sua informação e entretenimento.

E sem ter que pagar nada por isso.

A novidade

Que o programa do Edu Guedes passaria a terminar um pouco antes foi falado, assim como a entrada do “Jogo Aberto”, da Renata Fan, será antecipada em 15 minutos, às 10h45. A novidade é que entre um e outro, Edu e Renata, vai entrar um pequeno jornal, com 5 ou 10 minutos, apresentado por Thaís Dias (foto).

Também muda

Em função das mudanças que a Globo promoverá na sua programação matinal, a Band, também a partir de segunda-feira, fará alterações nesta faixa de horário. Algumas já foram antecipadas por aqui.

Trabalho bonito

Merece ser destacado o trabalho dos jornalistas Marcelo Gomes e Rafael Valente na produção dos cinco documentários de uma série especial pelos 100 anos de rádio no Brasil. O programa com Milton Neves, emocionante, está disponível no Star Plus e com exibição programada na ESPN no dia 26. José Silvério será o próximo.

Intervalo

Desfalque importante no departamento comercial da TV Jovem Pan. O diretor Rodolfo Negrão acertou com a Mix e foi embora. Marcela Marchi, por enquanto, vai acumular funções.

Premiada

A brasileira Paola Rodrigues ganhou como melhor atriz no Rome Festival Movie Awards, da Itália, pelo seu desempenho em “Efeito Placebo”, filme ainda inédito no Brasil. Arthur Moric foi escolhido como melhor diretor.

DM

A CNN Brasil está com três âncoras afastados por Covid, Daniela Lima, Rafael Colombo e Marcela Rahal. A Marcela está negativa, mas como é casada com o Colombo, entrou na quarentena.

O mais delicado

William Waack também teve que se afastar por um rotavirus. Está sendo acompanhado pelos médicos para saber como melhor tratar e se recuperar mais rapidamente.

A Lista

Nome de filme, série, livro e música do Oswaldo Montenegro, maravilhosa, “A Lista”, na Globo, tão aguardada, é aquela com os nomes do pessoal que vai ao Catar para a Copa do Mundo. Está na fase do suspense ainda. Dizem, pelos corredores, que sai na semana que vem. (Cruzeiro do Sul)