Cotidiano

31 de março de 2022

Projeto “Lugares de Ler” envolve alunos da Rede Municipal de Ensino no universo mágico da leitura

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba estão desenvolvendo o projeto “Lugares de Ler”, lançado pela Secretaria da Educação (Sedu), no dia 9 de março, inicialmente com a formação dos professores.

A ação acontecerá em todas as 98 unidades escolares que possuem Salas de Leitura. Várias iniciativas já tiveram início, abrangendo crianças de todas as faixas etárias. Ao todo, 175 professores participaram da formação para atuarem na iniciativa, que visa estimular a prática da leitura entre os estudantes atendidos.

“É uma proposta que foi muito bem aceita por todos os envolvidos e as crianças estão tendo contato com a leitura, de forma estimulante e positiva, no intuito de que deem prosseguimento a esse hábito também fora do ambiente escolar”, destaca o secretário da Educação, Marcio Carrara.

No CEI 93 “Madre Teresa de Calcutá”, no Wanel Ville, as atividades estão sendo desenvolvidas pelas professoras Luciana da Silva e Pamela Jesus da Rocha. A ideia é proporcionar às crianças um momento de prazer durante o encontro com os livros, considerando também cada faixa etária. Para isso, as ações vão além da simples leitura, oferecendo igualmente a dramatização das histórias contadas. Na leitura do livro “O grande rabanete”, por exemplo, o protagonista foi apresentado às crianças, estimulando as curiosidades a respeito do vegetal. E surgiram perguntas muito curiosas, como: “Isso mancha a língua?” ou “Rabanete é uma fruta?”, as quais podem ser exploradas e trabalhadas para a aquisição de conhecimento, contam as educadoras.

Na E.M. “João Batista Larizzatti Junior”, no Altos do Ipanema, as professoras mediadoras Grace Kellen Alcantara e Kalina Karolina Silva Grilo encantaram as crianças por meio da contação de histórias sobre a vida da ativista paquistanesa Malala. Assim, um dos objetivos do projeto foi atingido, ao inserir as crianças no mundo mágico da leitura e com isso promover o desenvolvimento de diversas competências. As ações são planejadas semanalmente, e buscam desenvolver a prática leitora.

Na CEI 89 “Zilda Pereira Aguilera”, na Vila Helena, a estratégia escolhida pelas professoras mediadoras Karolina Rodrigues da Silva e Juliana Aparecida Batista Leite foi no sentido de proporcionar aos alunos momentos lúdicos e experiências únicas com as histórias dos livros. O resultado visível é que as crianças estão se apaixonando pelos livros, aguardando ansiosas pelo próximo encontro e até as famílias estão comentando que as crianças chegam em casa falando a respeito. São ações que movimentam a escola e despertam a curiosidade e o amor pelo livro.

Já, na E.M. Prof Basílio da Costa Daemon, localizada no bairro Paineiras, os alunos estavam todos ansiosos para descobrir o que havia atrás daquela porta azul enfeitada com os personagens da “Turma da Mônica”. É que a Sala de Leiura recebeu decoração temática feita pelas professoras mediadoras Amanda Karina Rodrigues de Lima e Daniela Castro Santos, para receber os alunos do 1° ao 5 ° ano do Ensino Fundamental, com a proposta de exercitar, de forma lúdica, a prática da leitura. Todos também receberam orientações sobre os cuidados que precisam tomar durante o manuseio dos livros. Ao fim da sessão de leitura, foi oferecido um marcador de páginas customizado para cada estudante. E a equipe de educadores já pensa, além disso, em extrapolar o espaço da Sala de Leitura e levar o projeto para todos os cantos da escola.

“Pelos relatos recebidos, são experiências muito positivas e que, temos certeza, terão grande impacto na aprendizagem global dos alunos. A dedicação e a criatividade das professoras mediadoras também vêm fazendo a diferença na aplicação do projeto”, conclui o secretário da Educação.

(Com informações do SECOM)