Caso viralizou nas redes sociais; humorista não faz mais parte do quadro de elenco do SBT
O humorista Léo Lins foi alvo de críticas na web após fazer piada sobre criança com hidrocefalia no Ceará. Na segunda-feira (4), ele usou as redes sociais para fazer comparações, mas sem mencionar o caso, que viralizou nas redes sociais.
Durante uma apresentação de stand-up, que ocorreu no último final de semana, o comediante fez uma citação sobre a condição em que ocorre um acúmulo de líquido em cavidades do cérebro, o que provoca um significativo aumento da pressão intracraniana.
“Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes”, disse Léo Lins.
A atitude foi repudiada também pela Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), que cobrou uma retratação do comediante. “A AACD repudia veemente a ‘piada’ feita por Leo Lins em vídeo divulgado nas redes sociais do comediante”, divulgou em nota (veja abaixo).
A entidade disse que o comentário se configura como crime. “O artigo 88 da Lei 13.146/2015 prevê reclusão de 1 a 3 anos e multa a quem ‘praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência’”.
Segundo o g1, o SBT, emissora da qual Leo Lins fazia parte, informou que ele não integra mais o quadro de funcionários do veículo, mas não esclareceu se a saída dele estava relacionada com o episódio.
O comediante postou na segunda-feira uma foto em que aparece algemado e com um adesivo para tampar a boca. Ele também publicou outro vídeo que traz na legenda: “Simples assim. Bem didático, pra qualquer idiota entender”. No vídeo ele faz uma referência no que ele disse que seria uma questão do Enem.
“O que Pedro deve fazer? Letra A: parar de ingerir alimentos com amendoim ou pelo menos evitá-los ao máximo, mas deixar quem quiser consumi-los ter essa escolha. Ou, letra B: formar um grupo de alérgicos a amendoim e juntos lutar pelo fim de qualquer receita com amendoim. Dessa forma Pedro nunca mais vai precisar se preocupar com sua alergia”, afirma. Depois, prossegue fazendo comentando que o mundo “é feito de bolhas” e que piadas “são agulhas”. “Eu apenas forneço a agulha, você usa como quiser”. (Tem Mais)