O documento está disponível no site da Prefeitura de Sorocaba e visa a orientação para o desenvolvimento do setor turístico na cidade
O Plano Diretor de Turismo (PDT), revisado para o período de 2022 a 2024, foi divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur). A atualização foi aprovada pela lei municipal nº 12.612, de 14 de julho de 2022.
O documento está disponível no site da Prefeitura e visa a orientação para o desenvolvimento do setor turístico na cidade. É o documento que orienta as ações e projetos a serem desenvolvidos em todo o município.
“O plano é de suma importância para o desenvolvimento econômico, social e sustentável da atividade turística em Sorocaba. A ideia é identificar e promover o turismo elaborado de forma consciente, atendendo os munícipes e os visitantes”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.
Outros dois documentos acompanham o Plano Diretor de Turismo, sendo eles: o Inventário da Oferta Turística, que elenca os principais atrativos da cidade, e a Pesquisa de Demanda Turística, meio para obtenção de informações dos turistas que visitam o município, para compreender o perfil dessas pessoas, traçando estratégias para desenvolvimento do setor.
O primeiro Plano Diretor de Turismo oficial de Sorocaba foi aprovado em 2018 e norteou as ações desenvolvidas no setor até 2020. Logo após esse período, a Divisão de Fomento ao Turismo, pertencente à Sedettur, passou a trabalhar na revisão e atualização de um novo documento norteador, conforme o crescimento e as mudanças da cidade.
Participação popular
Para envolver a população e incentivar a participação da sociedade, em um primeiro momento, mesmo sem obrigatoriedade de lei, foi realizado um Workshop de “Construção Coletiva para Ações de Desenvolvimento do Turismo em Sorocaba”. O encontro foi aberto ao público. A ação teve objetivo de ouvir as sugestões da população sorocabana, além de profissionais e empresários da área, ampliando a discussão das estratégias inicialmente consolidadas naquele primeiro Plano.
Na sequência, também foi realizada uma reunião com membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em dezembro de 2021. Nessa oportunidade foi feita a análise SWOT da situação do turismo local, para identificação dos pontos fortes e fracos do setor, bem como das oportunidades e dos desafios relativos ao desenvolvimento do turismo em Sorocaba.
Com essas informações, foi possível a revisão do Plano Direto de Turismo, bem como o Inventário Turístico e Pesquisa de Demanda Turísticata. Os documentos encontram-se disponíveis no que pode ser encontrados na página do Visite Sorocaba, no site https://turismo.sorocaba.sp.gov.br/destaques/plano-diretor-de-turismo-2022-2024/. (Da Redação) (Cruzeiro do Sul)