Cultura

9 de agosto de 2022

Gabinete de Leitura Sorocabano pode ser patrimônio imaterial

Câmara vota hoje (9) projeto de lei sobre o assunto

O Gabinete de Leitura Sorocabano, que tem mais de 150 anos de história, pode ser considerado patrimônio cultural imaterial da cidade. Um projeto de lei, de autoria do vereador Fernando Dini (MDB), será votado hoje (9), em primeira discussão, na Câmara Municipal.

Atualmente, o Gabinete de Leitura é presidido por Laor Rodrigues, que também faz parte do Conselho Consultivo da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul.

Para o parlamentar que propôs a matéria, o objetivo é valorizar o trabalho da entidade. No documento, ele se refere à instituição como “um rico e inestimável patrimônio da sociedade”.

“O mundo passou por grandes mudanças, a tecnologia tomou conta da sociedade, a internet faz com que principalmente as gerações mais jovens façam suas leituras diretamente de uma tela, mas graças ao empenho destes homens altruístas, está mantido com muito sucesso este icônico patrimônio de nossa cidade”, diz trecho do documento.

O Gabinete

Criado em 1867, quando o Brasil ainda era governado pelo imperador Dom Pedro II, o acervo do gabinete conta com mais de 20 mil livros. Entre eles, uma bíblia escrita em grego, datada de 1865. Há, também, o primeiro exemplar do Cruzeiro do Sul, que circulou no dia 12 de junho de 1903. Ainda guarda seis relatórios da Estrada de Ferro Sorocabana, com datas de 1872, 1875, 1876, 1879 e 1882.

A entidade surgiu a partir de iniciativa de um grupo de voluntários, liderado pelo engenheiro Matheus Maylasky. Ao todo, 31 instituidores assinaram a ata de fundação do Gabinete. Em sua página nas redes sociais, o texto de apresentação, destaca que a instituição, na época de sua fundação, dotava a cidade de uma biblioteca atual, com jornais e revistas de diferentes pontos do Brasil e do mundo, “num momento que isso era o requinte extraordinário”.

Hoje o Gabinete de Leitura fica na praça Coronel Fernando Prestes, 21. Mais informações sobre a entidade e os serviços oferecidos podem ser obtidas pelo (15) 3232-0768. (Wilma Antunes)