Cotidiano

22 de agosto de 2022

Atividade no Parque Natural “Chico Mendes” reúne mais de 400 escoteiros no último sábado (20)

O Parque Natural “Chico Mendes”, localizado no Alto da Boa Vista e administrado pela Prefeitura de Sorocaba, é o local escolhido como sede do “Grande Jogo da Amizade”. A competição reúne, neste sábado (20), mais de 400 crianças e jovens, com idade entre 7 e 21 anos, que fazem parte do movimento escoteiro na cidade.

O evento ocorre desde as 9h e prosseguirá até as 15h50, organizado pela comissão distrital do 20° Distrito Escoteiro de Sorocaba, representada pelo comissário distrital Leandro Monteiro. Participaram integrantes dos grupos escoteiros Baltazar Fernandes, Tropeiros, Escoteiros do Ar “Albino Bueno de Camargo”, Sorocaba Oeste, Tobias de Aguiar, Terra Rasgada e Monte Serrat. O secretário de Recursos Humanos (SERH), Cleber Fernandes, representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião.

“O ‘Grande Jogo da Amizade’ é uma ação distrital, que tem como proposta resgatar a tradição do movimento escoteiro em proporcionar atividades com todos os grupos que formam o 20° Distrito Escoteiro Sorocaba, visando fortalecer os laços, fazer novas amizades e reencontrar os velhos amigos”, explicou o comissário.

Durante a iniciativa deste sábado, os escoteiros realizaram jogos e atividades, distribuídos em bases pelo parque e organizados conforme a faixa etária. O programa educativo da competição prevê seis áreas de desenvolvimento a serem trabalhadas: física, intelectual, social, afetiva, espiritual e de caráter.

“Essa é a visão de futuro, que é ensinada a todos os escoteiros, contribuindo para a educação de crianças e jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade”, complementou o comissário.

O secretário da SERH considera fundamental a aproximação entre o Poder Público e os grupos de escoteiros da cidade. “A Administração Municipal está sempre à disposição das entidades e grupos organizados da cidade. Com os escoteiros não é diferente e esperamos contribuir muito com iniciativas, como essa, que colaboram na educação de crianças, adolescentes e jovens”, destacou.

Sorocaba conta, atualmente, com cerca de 1.200 escoteiros, dos quais mais de 300 adultos são voluntários. São 12 grupos de escotismo existentes em diferentes bairros, como: Alto da Boa Vista; Brigadeiro Tobias; Central Parque; Éden; Gutierres; Jardim dos Estados; Jardim Santa Lúcia; Jardim Tatiana; Parque Ouro Fino; Vila Haro; Vila Santana e Vila São Caetano. Somente o 20° Distrito Escoteiro reúne aproximadamente 500 associados, entre crianças, jovens e adultos voluntários.

O casal Marcelo e Gisele Munuvek esteve, pela manhã, no Parque Natural “Chico Mendes”, para acompanhar a filha, Mirella, de 10 anos, que, há um ano e meio, atua em um dos grupos de escoteiros da cidade. “De início, incentivamos muito ela a entrar para os escoteiros. Hoje, ela adora e participa ativamente das ações. Já se identificou com o movimento e continuamos apoiando. Um encontro, como esse, é muito bacana, para confraternização, aprendizado e para divulgar o escotismo”, comentou Gisele.

Pensando global e agindo local, o escotismo acredita que, por meio de boas e simples ações, é possível transformar o mundo. “O movimento escoteiro pretende ser o mais importante movimento educacional juvenil do mundo, possibilitando que 100 milhões de jovens sejam cidadãos ativos em suas comunidades e no mundo, baseados em valores comuns”, finaliza o comissário Leandro.

O Parque “Chico Mendes”

O Parque Natural “Chico Mendes” está localizado na Avenida Três de Março, 1.025 e abraça uma área de 15 hectares, equipado com quiosques com churrasqueiras, playground, banheiros, serviço de doação de mudas, meliponário (local de criação de abelhas nativas, sem ferrão) e trilhas ecológicas, com vegetação e lagos.

O local está sob os cuidados da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta, pelo telefone: (15) 3228-1256.