A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), lançou, em abril deste ano, o projeto de incentivo à prática esportiva denominado “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, que abrange o ensino de várias modalidades esportivas em 23 escolas da rede municipal de ensino, de modo inclusivo. Ao todo, participam do programa 1.254 alunos e 27 professores, abrangendo 13 modalidades esportivas. Agora, com o propósito de ampliar, ainda mais, essas ações e divulgar os benefícios do esporte na formação de crianças e adolescentes, a Sedu programou a Semana do Esporte Educacional, que segue até 5 de setembro, com atividades em todas as unidades escolares inseridas no projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” e também com eventos externos abertos a todo público interessado.
A programação teve início na noite deste sábado (27), com a participação de alunos da E.M. Dr. “Achilles de Almeida” (Vila Hortência), E.M. Prof.ª “Julica Bierrenbach” (Jd. Cruzeiro do Sul) e E.M. “Oswaldo de Oliveira” (Éden), no Festival Ginástica Para Todos, do Sesc Sorocaba. Ao todo, foram 24 apresentações, de 23 grupos diferentes, somando cerca de 400 participantes. O secretário da Educação, Marcio Carrara, prestigiou o evento, acompanhado de sua esposa, Ana Luisa. Enquanto a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Priscila Diogo, também participou da apresentação da E.M. Dr. “Achilles de Almeida”.
O evento, que foi destaque na programação mensal do Sesc, teve o objetivo de difundir a prática e a apreciação dessa modalidade esportiva, promovendo o encontro de praticantes de todas as idades e vindos também de outras cidades, como a capital São Paulo, Santos, no litoral paulista, Araraquara, entre outras. Além disso, havia o intuito de estimular a troca de experiências entre os grupos e provocar o interesse da plateia em também aderir a essa prática, que promove saúde e qualidade de vida. Muitos dos alunos da rede municipal que integraram o festival choraram de emoção, abraçados aos pais, logo após sua participação.
Há outros eventos programados, já a partir desta segunda-feira (29), com apresentações de Dança e Capoeira na E.M. “Benedito Cleto”, no bairro Jardim Novo Horizonte, estas restritas ao público escolar, além de pais e responsáveis dos alunos.
O próximo evento, também restrito aos alunos, será realizado nesta terça-feira (30), trazendo o Vôlei, no Sesi Sorocaba, com a participação das escolas E.M. Dr. “Achilles de Almeida” (V. Hortência), E.M. Prof.ª “Ana Cecília Falcato” (Jd. Renascer) e E.M. Dr. “Oswaldo Duarte” (Wanel Ville). A apresentação será no Sesi, na Rua Duque de Caxias, 494, no Mangal, na Zona Sul, das 8h às 11h.
Já, na quarta-feira (31), o destaque será o Skate, com apresentação dos alunos que já estão praticando a modalidade na E.M. Prof.ª “Maria Domingas Tótora de Góes” (Vila Carol), além da participação especial da Associação de Skate de Sorocaba (Asks).
Xadrez, por sua vez, será a modalidade explorada na quinta-feira (31), com um convite à população para participar do evento “Xadrez no Paço”. Presença dos alunos das escolas E.M. “Flávio de Souza Nogueira” (Vila Fiori), E.M. Prof. “José Carlos Florenzano” (Jd. Santa Esmeralda) e E.M. Prof. “Luiz Almeida Marins” (Júlio de Mesquita Filho). Participação, ainda, da E.M. Prof. “Basílio Daemon” (Paineiras), com apresentação de Dança.
O encerramento das atividades da Semana do Esporte Educacional acontece na outra segunda-feira (5), em um encontro também aberto a toda a população, com as competições de Badminton e Tênis de Mesa, na Arena Multiúso, que fica na Av. Dr. José Bella Netto, no bairro Reserva Fazenda Imperial, das 8h às 11h.
Participam alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino: E.M. Dr. “Achilles de Almeida” (V. Hortência), E.M. Prof. “Edemir Digiampietri” (V. Barão), E.M. “Rosa Cury” (Jd. Americano), E.M. Prof.ª “Maria de Lourdes Ayres de Moraes” (Jd. Santa Marina) e E.M. Prof. “Oswaldo de Oliveira” (Éden).
“Com esta ampla iniciativa, estamos disseminando os principais princípios do esporte educacional, indo além de aspectos, como seletividade e hipercompetitividade, para ensinar o esporte a todos, de forma inclusiva e acolhedora, para que todos possam se beneficiar dessa prática saudável e integradora”, ressalta o secretário da Educação, Marcio Carrara.
As famílias que assistiram à participação das escolas no evento do Sesc aplaudiram a iniciativa. Como Gisleine Mantovani, mãe da aluna Vitória. “Foram apresentações muito lindas e fiquei emocionada ao ver minha filha participando. Foram dois meses de ensaios, duas vezes por semana, e todas as crianças se saíram muito bem. As escolas estão de parabéns!”.
Vanessa da Silva, mãe de Daniela, também elogiou o evento e as performances. “Eu até chorei de ver, de alegria. E sou uma grande incentivadora da minha filha, para que ela aproveite a oportunidade dada pela escola. Sou esportista também, praticante de Muai Tai, e vejo o quanto o esporte é importante para a saúde”, conclui.
“O esporte educacional é um direito constitucional e a proposta do projeto ‘Eu Pratico’ é exatamente essa, garantir esse direito a todos, por meio de uma educação pública de qualidade”, observa o professor Luis Gustavo Maganhato.