Cotidiano

31 de agosto de 2022

Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico tem encontro em Tapiraí para discutir avanços para a Região Metropolitana de Sorocaba

O Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico passará a integrar a Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Essa ação foi tema da reunião realizada na última quinta-feira (25), com a presença dos representantes das cidades de Sorocaba, Araçariguama, São Roque, Alambari, Araçoiaba da Serra, Jumirim, Tatuí, Capela do Alto, Boituva e Cerquilho, no Hotel Fazenda Encontro das Águas, em Tapiraí (SP).

Além disso, em parceria com a Agência Metropolitana da Região de Sorocaba (Agem), o Comitê Regional trabalhará, nos próximos meses, em dois importantes projetos. O primeiro envolve a captação de fundos para o desenvolvimento de um aplicativo regional, que reúne as principais informações de todas as cidades do grupo, permitindo que o turista, atraído por uma cidade, conheça os atrativos das demais. O segundo será por meio do desenvolvimento de uma série de ações de fomento às startups da região, com o intuito de fortalecer o ecossistema de inovação regional.

“É preciso valorizar, cada vez mais, o que há de melhor nos municípios que compõem o Comitê de Desenvolvimento Regional, evidenciando as características específicas de cada cidade e enaltecê-las, atraindo mais visitantes para esses municípios”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) de Sorocaba, Robson Coivo.

Desde 2017, Tapiraí é certificada como Município de Interesse Turístico e se destaca como a maior produtora de gengibre do Estado de São Paulo. Em razão da qualidade superior do produto cultivado, é conhecida como a Capital do Gengibre.

No intuito de conhecer as riquezas regionais e divulgar, cada vez mais, os atrativos da RMS, a comitiva conheceu o Santuário Ecológico do Budismo Primordial, em Tapiraí, um espaço de 76 alqueires de Mata Atlântica, contendo três lagoas, 13 hectares de eucaliptos e montanhas, localizado em uma Área de Preservação Permanente (APP), com fontes de água mineral e nascentes.

O espaço abriga, ainda, o Sino da Paz do Santuário Ecológico Amigos da Mata Atlântica (SEAMA), medindo 1,70 m de altura e pesando mil Kg, tendo sido fundido no Japão no dia 8 de maio de 2014, em meio à cerimônia de consagração pela prece maior da “Paz Mundial e Iluminação” de todos os seres.

Em seguida, os membros do Comitê Regional foram conhecer a Cachoeira do Limoeiro, localizada no bairro do Limoeiro, lugar que possui uma pequena trilha, onde há uma ponte suspensa. Lá, o turista encontra a cascata que desemboca em uma piscina de água cristalina, sendo um ótimo passeio para famílias com crianças. Existe, ainda, uma facilidade de acesso que encanta turistas que visitam a região, ideal para quem deseja fugir das altas temperaturas e passar um dia calmo e tranquilo, em meio à natureza.

As reuniões do Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico são realizadas sempre em um município diferente, justamente com o intuito de todos os integrantes conhecerem as características peculiares de cada cidade e identificarem pontos fortes em comum ou complementares, para serem trabalhados em conjunto. O próximo encontro acontecerá no mês de outubro, na cidade de São Roque (SP).