Cotidiano

16 de setembro de 2022

Clube Ecológico “Roda Viva” tem programação especial para celebrar o Dia da Árvore na próxima terça-feira (20)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), promove, na próxima terça-feira (20), das 9h às 11h30, uma programação especial do Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva”, no Parque da Biquinha, para celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro). Na ocasião, os participantes aprenderão a fazer um miniterrário ornamental de suculentas.


Criado há mais de 10 anos, o projeto de Educação Ambiental da Sema tem como objetivo oferecer um lazer educativo em contato com a natureza para a terceira idade, estimulando o cuidado com o meio ambiente e a qualidade de vida dos participantes. As atividades são gratuitas e voltadas a pessoas acima de 60 anos.


O terrário é um ecossistema fechado e em equilíbrio, que simula as condições ideais de um espaço na natureza, como se fosse uma floresta. O objetivo da oficina lúdica, educativa e artesanal é, além de promover a atividade manual, mostrar aos participantes a importância das árvores no ecossistema, como funciona o ciclo da água na natureza, de modo simples, e enfatizar o quanto é importante adquirir conhecimento em qualquer fase da vida. Para montar o miniterrário, os participantes vão utilizar recipientes de vidro com tampa, reaproveitando materiais recicláveis.


Os encontros do “Roda Viva” ocorrem, semanalmente, às terças-feiras, das 9h às 11h30, no Parque da Biquinha. A cada semana, a equipe da Sema prepara atividades variadas adequadas ao público-alvo, como oficinas de arte e artesanato, cultivo de canteiros e hortas, observação de aves, jogos cooperativos, atividades lúdicas, música, dança circular, entre outras.


Os interessados em fazer parte do grupo podem se inscrever diretamente no Parque da Biquinha, localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, ou pelos telefones: (15) 3219-2280 e 3219-2299, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As vagas são limitadas. (SECOM)