Cotidiano

16 de setembro de 2022

Biblioteca Municipal de Sorocaba é referência em inclusão da pessoa com deficiência

A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista, é referência em todo o estado de São Paulo também no quesito de inclusão da pessoa com deficiência, permitindo a todos os munícipes o acesso democrático à cultura e ao conhecimento.

Administrada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a biblioteca soma três mil metros quadrados de área construída e conta com auditório para 100 pessoas, saguão para exposições, salas de estudo, área para leitura, espaço para atividades de artesanato, ambiente infantil e, mais recentemente, o espaço inclusivo.

“A atual Administração Pública tem trabalhado para tornar a cidade de Sorocaba cada vez mais inclusiva e humanizada, permitindo que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. A cultura, assim como o esporte, promove a inclusão e o encontro de pessoas e a Biblioteca Municipal possui um ambiente extremamente rico para isso”, destaca o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

Para o servidor da Secretaria de Cultura e atual presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), Luís Lima, a Biblioteca Municipal de Sorocaba é referência. “Esta biblioteca é uma das mais completas do interior paulista, no que diz respeito à tecnologia assistiva, espaço adequado, acervo em Braille, audiolivros e literatura voltada a PCDs, além de formatar eventos que atendem pessoas com deficiência, que se sentem acolhidas e acabam retornando para participar de outros encontros”, explica.

No espaço inclusivo, implantado neste ano, os munícipes têm à disposição um acervo com cerca de 1.500 títulos, entre livros impressos em Braille e audiolivros, para empréstimos ou utilização no local, além de jogos adaptados, como damas, xadrez e quebra-cabeça. A Biblioteca Municipal ainda disponibiliza aos cidadãos os óculos “Orcam MyEye”, produzidos com tecnologia israelense de última geração, que permite transformar textos escritos em descrição de áudio, reconhecer cores e também realizar o reconhecimento facial.

Com esse recurso inovador, a oferta de leitura é ampliada para todo o acervo da Biblioteca Municipal, que possui em torno de 35 mil livros, no qual é possível encontrar obras de grandes autores da literatura nacional e internacional, como Simone de Beauvouir, Jorge Luís Borges, Franz Kafka, Ernest Hemingway, Gabriel García Márquez, Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado, dentre muitos outros.

Além dos óculos que transformam textos em áudio, o público pode utilizar, no espaço inclusivo, computador, ampliador automático e scanner com voz Sara, que converte documentos impressos em áudio, para que a pessoa com deficiência tenha acesso ao seu conteúdo.

Desde o início deste ano, a Secretaria da Cultura promove diferentes atividades na Biblioteca Municipal, às sextas-feiras, como contação de histórias, exposições, eventos culturais, palestras, oficinas, cursos, lançamento de livros, entre outros. “Em todas essas atividades culturais gratuitas, pensamos na inclusão e isso está atraindo também cada vez mais pessoas com deficiência à biblioteca”, relata a diretora Fabiana Campolim, responsável pela coordenação do espaço.

Outra iniciativa da Secretaria de Cultura é promover uma capacitação aos servidores da Biblioteca Municipal para aprimorar o atendimento inclusivo. “Vamos, inclusive, ensinar a todos os servidores como utilizar os óculos com tecnologia assistiva, para que eles possam atender os munícipes com toda deficiência. Então, podemos dizer, sim, que estamos preparados para atender PCDs e queremos melhorar, ainda mais, os nossos serviços. Também promoveremos, até o fim deste ano, cursos gratuitos de Braille e de Libras, abertos à população”, completa a diretora.

A Biblioteca Municipal ainda conta com acessibilidade arquitetônica para pessoas com deficiência física, no que diz respeito a banheiros adaptados e rampas de acesso. Além disso, no Espaço Inclusivo, as prateleiras possuem uma altura adequada, que permite o acesso a cadeirantes.

Como ser sócio

Para se tornar associado da Biblioteca Municipal, o cidadão deve levar uma foto 3×4, apresentar um documento de identidade com foto e comprovante de residência em nome do titular ou de um parente. No caso de um adolescente com menos de 14 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis.

Cada associado pode emprestar até três livros durante o período de 15 dias, com possibilidade de renovação. Por sua vez, a terceira idade e pessoas com deficiência têm um prazo maior e podem ficar com as obras por até 20 dias. Todo o acervo pode ser consultado de forma on-line pela população, no link: http://pmsorocaba.phlnet.com.br.

A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955. (SECOM)