Cultura

5 de outubro de 2022

Origem e história do povo indígena Baré é tema de encontro no Sesc Sorocaba

O Sesc Sorocaba promove em outubro duas atividades que integram o projeto Povos Sagrados: Expressões Indígenas. A programação tem início no dia 8/10sábado, das 15h às 16h30, com o bate-papo Origem e história do povo Baré: contos e memórias. No encontro, Luis Gabriel Ferreira da Silva e Arielen Camico Miguel, da etnia Baré e Sileia Massa Alves, da etnia Tukano, estudantes do Centro de Convivência Indígena da UFSCar São Carlos e Sorocaba, apresentam a origem de seu povo, suas culturas, lendas e histórias, além de curiosidades sobre como é o contato desse povo com a natureza e suas experiências de sobrevivência.

A ideia aqui é contar a história do povo Baré, como é o município em que vivem, quando foi criado e como o cenário encontra-se atualmente. Ao final, os participantes serão convidados a realizar uma atividade prática com a língua Nheengatu, marca da identidade cultural dos povos do alto Rio Negro.

A atividade é gratuita e demanda retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação 14 anos.

Já no dia 22/10sábado, das 15h às 17h, acontece a atividade Arte e cultura do povo Ticuna do Amazonas. Ministrada por Ozanir Araújo Pinto e Denock de Assis Aiambo, (etnia Ticuna), estudantes do Centro de Convivência Indígena da UFSCar São Carlos e Sorocaba, a oficina aborda a cultura do povo Ticuna e quais são os artesanatos mais trabalhados em sua etnia. Em seguida, Ozanir e Denock ensinam o público a esculpir mini canoas e remos de madeira com técnicas do povo Ticuna.

A atividade é gratuita e acontece dia 22/10, sábado, das 15h às 17h. Para participar, basta retirar os ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. A classificação é livre para todas as idades.

SERVIÇO? 
Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.
Fone: (15) 3332-9933
O Sesc recomenda o uso de máscara nas dependências da unidade.