Sorocaba é pioneira quando se trata do serviço ocupacional in company
Para avaliar a saúde de seus profissionais, as empresas são obrigadas a promoverem a realização dos exames médicos ocupacionais periodicamente e, muitas vezes, os trabalhadores precisam se deslocar até uma clínica para tal ação, o que pode gerar desgaste físico, perda de tempo, produtividade e mão de obra.
Visando o conforto, a agilidade e a comodidade de ambas as partes, uma nova modalidade de atendimento foi criada: o Atendimento Médico Ocupacional in Company, que atende as empresas de forma personalizada e no próprio local de trabalho.
Para o médico do trabalho da Trabt Medicina e Segurança do Trabalho, Carlos Eduardo Miguel de Almeida, responsável pela avaliação dos colaboradores na clínica itinerante, as vantagens desse tipo de atendimento são múltiplas.
“Em primeiro lugar, a otimização do trabalho na própria empresa, uma vez que não há a interrupção no fluxo das atividades. Quando é ele pausado, o funcionário precisa se deslocar – embora o atendimento na clínica física também seja rápido, mas, fazendo na própria empresa, ele realiza todos os exames necessários e já está liberado para voltar ao trabalho em um curto espaço de tempo”.
Os exames periódicos são super importantes para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças ocupacionais, entre elas hipertensão arterial, diabetes e obesidade.
“Na clínica itinerante são feitos todos os exames complementares necessários e, no menor tempo possível, a empresa recebe os resultados dos funcionários na hora, claro, aqueles que são possíveis de serem gerados de maneira instantânea”, pontua.
Para um atendimento assertivo em ambientes trabalhistas insalubres, também é analisada e levada em conta as respectivas funções que os trabalhadores exercem, garantindo uma equipe multidisciplinar de médicos especialistas para a realização dos exames primordiais de acordo com as necessidades de cada organização.
De acordo com Selma Rosa Silva, que trabalha na área administrativa de uma empresa de Sorocaba (SP) e responsável pela contratação da clínica itinerante, houve praticidade na rotina laboral.
“Com o atendimento in loco, ficou mais fácil para intercalarmos os funcionários, sem parar a produção. É a primeira vez que usamos a clínica itinerante e o resultado foi bem positivo”, ressalta. Na empresa que representa, foram realizados exames como: Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Audiometria, Espirometria, Acuidade Visual, avaliação médica e Raio-X. O auxiliar de produção Nilson Luiz Gonçalves viu na iniciativa da gerência uma oportunidade para otimizar sua rotina. “Achei uma ótima oportunidade, pois não precisamos nos locomover até a clínica, sabendo que eles podem vir até nós. É um benefício para a empresa e para nós, funcionários”, comenta.
Cabine de Raio-X Digital
Um dos grandes destaques da clínica itinerante, sem dúvidas, é a possibilidade da realização de radiografias, conhecidas comumente como Raios-X.
“Muitos laboratórios acabam não fornecendo esse tipo de atendimento, pois a cabine de Raio-X precisa estar calibrada e, ao ser desmontada para ser utilizada em outro local, precisa de uma nova calibração”, ressalta Renan Paiva Moreno, médico do trabalho e diretor da Trabt Medicina e Segurança do Trabalho.
A radiografia é uma das maneiras mais utilizadas para o diagnóstico de lesões e doenças ocupacionais. São pelas imagens clínicas que as mudanças ósseas são identificadas, assim como a presença de doenças graves ou danos causados por infecções.
Pelo aumento da qualidade da imagem, do conforto ao paciente e principalmente pela redução considerável da dose de radiação ionizante (responsável por produzir as imagens do interior do organismo do paciente), a tecnologia visa mais segurança e maior precisão, permitindo também o armazenamento do procedimento em uma base eletrônica, que transmite as informações necessárias para a análise do radiologista a longas distâncias.
O exame ainda elimina o processamento químico dos filmes, sendo, assim, é um método que não polui, tornando o procedimento mais ecologicamente correto.
Ao constatar alguma alteração, os funcionários são orientados a procurarem um especialista para dar sequência ao tratamento.
Exames periódicos
As empresas são obrigadas a terem um controle sobre a saúde dos trabalhadores.
Alguns exames ocupacionais são obrigatórios por lei, bem como na admissão e demissão dos colaboradores, por exemplo.
No caso das clínicas itinerantes, são realizados os chamados exames periódicos e dependem de alguns fatores, como: idade do trabalhador e os riscos de exposição.
Esses exames servem para ver se há alterações na saúde do funcionário devido a sua rotina de trabalho, ou ao ambiente em que ele está inserido.
Por meio destes exames, é expedido o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), documento que atesta se o trabalhador está apto ou não para o trabalho e qual é a sua condição de saúde. As empresas são obrigadas a manterem esses registros.
Com o atendimento in company, as organizações demonstram preocupação em cuidar da saúde dos seus colaboradores, evitando deslocamentos e gastos desnecessários.
Além dos benefícios financeiros, os trabalhadores sentem-se mais motivados, pois trabalham em um ambiente saudável, com a certeza de que estão sendo cuidados e protegidos.