Bem-Estar

8 de julho de 2022

GCM realiza palestra educativa a estudantes sobre proibição e riscos do uso de cerol na pipa

A Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) da Prefeitura de Sorocaba, além de proporcionar à população segurança e proteção no dia a dia, também se dedica, em vários momentos, a alertar e conscientizar os munícipes sobre como se precaver de situações de risco. Foi com esse intuito que a Corporação realizou uma série de palestras, com o tema “Prevenção aos riscos do cerol”, para mais de 700 alunos da rede municipal de ensino.

Foram realizadas quatro palestras, conduzidas pelos GCMs Alison e Maciel, para alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental da E.M. “Prof. Léa Edy Alonso Saliba”, no Jd. Marcelo Augusto.

“Essas ações são muito importantes, principalmente por serem dirigidas às crianças e adolescentes, pois são informativas e chamam a atenção desse público para situações que devem ser vetadas, pelo potencial de risco que envolvem. Acreditamos que tudo que se aprende nessa fase é levado para a vida adulta e fica gravado de uma forma muito positiva na memória. Se educarmos o público infanto-juvenil, teremos muito menos necessidade de corrigir o adulto”, observa o secretário de Segurança Urbana, Cel. Vitor Gusmão.

“O que abordamos nessas palestras são os perigos do uso do cerol e demais linhas cortantes, mostrando aos alunos que essa prática não se trata de uma brincadeira, e, sim, de um crime. Mas há também o outro lado, da diversão saudável. Por isso, exibimos imagens de festivais nacionais e internacionais, nos quais fica claro que é perfeitamente possível brincar com pipas de forma segura, sem colocar ninguém em risco”, relata o GCM Alison.

Durante a palestra, os alunos também puderam aprender sobre a história da pipa e descobrir que, até hoje, a prática vem sendo utilizada com diversas finalidades: no esporte, uso em pescaria, nas ciências, artes, entre outras.

As crianças e os adolescentes são informados, além disso, sobre outros cuidados importantes ao empinar pipas, como evitar fios elétricos e brincar em locais adequados, evitando estar em ruas e avenidas, onde há trafego de veículos.

Outras escolas interessadas em levar a palestra para seus alunos podem entrar em contato com a GCM, pelo e-mail: comunicacaogcm@sorocaba.sp.gov.br, dirigido ao chefe de Comunicação e Assistência Social, Jamil Teixeira Santos Jr., e solicitar agendamento. A atividade é gratuita.