No 11 de dezembro, loja em Sorocaba (SP) oferecerá um ambiente adaptado, das 17h às 21h, com redução de estímulos visuais e auditivos, permitindo que pais e filhos realizem suas compras, com apoio de especialistas
Entrar em uma loja para fazer compras é uma atividade comum para muitas pessoas, mas, para outras, pode ser desafiador. Luzes intensas, estímulos sonoros, aglomeração ou até mesmo mudanças na rotina podem desencadear gatilhos em pessoas com deficiência e, especialmente, neurodivergentes.
A psicopedagoga Rosângela de Freitas é mãe de Rafaela, de seis anos, diagnosticada com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e para ela, o momento de compras ao lado da filha é desafiador.
“Em momentos de crise, a minha filha acaba se debatendo muito, por vezes, puxando o próprio cabelo, se machucando, gritando. Eu tinha que pegar essa criança no colo, com todo mundo olhando, apontando e até comentando. E eu só dava graças a Deus porque minha filha ainda não entendia que as pessoas estavam julgando ela”, relata a mãe.
Pensando em promover uma oportunidade para pais e filhos fazerem as compras de fim de ano com mais conforto e tranquilidade, a Papelaria e Livraria Pedagógica vai promover no próximo dia 11 de dezembro, 17h até as 21h, o ‘Dia do atendimento inclusivo’.
Durante este período, todo o ambiente da loja será adaptado para proporcionar um espaço acolhedor das pessoas com deficiência, com o som desligado, baixo estímulo visual, espaço adequado entre as prateleiras, entre outras mudanças.
A ação acontece no mês de dezembro, que é marcado por diversas datas voltadas às pessoas com deficiência. Além do ‘Dia Internacional das Pessoas com Deficiência’ (03), também ocorre o ‘Dia do Cego’ (13), e, no início do mês, é comemorada a ‘Semana Nacional da Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência’.
Mais inclusão
A ideia do ‘Dia do atendimento inclusivo’ se concretizou após um treinamento realizado com os colaboradores da loja, com foco em auxiliar o atendimento de pessoas com deficiência. “Decidimos criar o ‘Dia do atendimento inclusivo’ depois de entender que, por mais que a gente prepare nossos colaboradores, por vezes, é necessário que haja toda uma ambientação para receber essas pessoas”, comenta o gerente de vendas, Célio Junior.
Mais do que proporcionar um momento de interação entre pais e familiares, a iniciativa promove a inclusão, permitindo que pessoas com deficiência participem de atividades comuns do dia a dia, como fazer compras, contribuindo para seu desenvolvimento.
“Na maioria das vezes, essas pessoas ficam mais reclusas dentro de casa, e possuem um espaço de socialização mais restrito. Então, quando um pai consegue levar seu filho para escolher, nem que seja uma borracha ou um caderno, ele permite que o filho coloque em prática o que eles aprendem nas terapias, expressando seus gostos, aprendendo a interagir e ainda serem incluídas na sociedade”, explica a psicopedagoga Rosângela de Freitas.
Durante a ação, além do ambiente adaptado, será disponibilizada uma sala de apoio, preparada para recepcionar qualquer pessoa que precise de um espaço e tempo para se tranquilizar, em caso de um possível desconforto ou crise.
A equipe também está sendo capacitada para realizar um atendimento mais humanizado. Além disso, na data, a iniciativa irá contar com apoio das instituições Associação do Amor Inclusivo (AAI) e da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (ASAC), que vão auxiliar com intérpretes de libras, por exemplo.
A psicopedagoga Rosângela de Freitas também estará presente para fornecer orientações e recomendar materiais que podem auxiliar no desenvolvimento de cada pessoa. “Por vezes não existem materiais específicos, como para o TEA e o TDAH, mas há alguns que auxiliam a desenvolver habilidades específicas. O bingo é um exemplo de jogo que pode ajudar e muitos pais não sabem”, comenta a psicopedagoga.
Para participar da ação é necessário realizar uma pré-inscrição por meio do site. Além do auxílio no atendimento, a loja está preparando descontos especiais para produtos da lista de material escolar.
Bem-Estar
6 de dezembro de 2024