A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), via Serviço de Educação, Prevenção e Triagem Odontológica (SEPTO), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), está levando cuidados odontológicos a crianças de 0 a 2 anos, começando por 19 creches municipais da cidade.
As primeiras experiências do programa, em novembro de 2022, já demonstraram resultados importantes, garantindo um sorriso saudável e a prevenção de problemas odontológicos desde os primeiros anos de vida.
As atuações nas unidades escolares seguem ocorrendo e, com isso, o SEPTO está tornando a odontologia mais acessível e ‘amigável’ às crianças, por meio de abordagens lúdicas e educativas. As ações incluem atividades interativas que ensinam a importância da saúde bucal, da higiene oral, além da realização de avaliações bucais das crianças.
O SEPTO também está atuando em estreita colaboração com os pais ou responsáveis, educadores e funcionários das creches, com objetivo de disseminar a importância da saúde bucal em todas as esferas da comunidade escolar. Isso inclui sessões de capacitação para educadores e distribuição de materiais educativos.
“É fundamental que as crianças desenvolvam bons hábitos desde cedo. Isso não apenas melhora a saúde bucal, como também contribui para o bem-estar geral”, explica Dra. Katia Regina, uma das dentistas do programa.
A coordenadora de Saúde Bucal da SES, Dra. Jessica Flumignan, ressalta a importância da intensificação desse atendimento. “Nossa meta é transformar a educação odontológica em uma parte integrante do currículo escolar, assim, promovendo uma cultura de cuidados bucais desde a infância. Isso só é possível com a colaboração dos educadores, pais e profissionais de saúde”, pontua.
A iniciativa tem sido bem recebida pelos estudantes e já demonstrou resultados positivos nos primeiros meses de implementação. “Essas ações têm conquistado os corações das crianças e de toda a comunidade escolar e vêm trazendo conscientização, com cuidado prático à saúde bucal dos alunos da rede municipal”, salienta o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.