A Secretária da Saúde (SES) deu início, nesta semana, à capacitação sobre inserção e revisão de contraceptivos, como o Dispositivo Intrauterino (DIU), para cerca de 30 profissionais da rede municipal, sendo eles médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF), enfermeiros, residentes médicos e de enfermagem.
A capacitação será organizada em dois momentos: inicialmente, com a abordagem teórica e, posteriormente, com atividades práticas. A primeira etapa foi realizada no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” e as próximas, serão no Salão de Vidro do Paço Municipal.
“O objetivo dessa capacitação é aprimorar e ampliar o acesso às mulheres que buscam uma contracepção de longa duração no planejamento familiar, fortalecendo o atendimento na rede municipal”, explica o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.
Sorocaba já conta com a utilização de métodos de longa duração, como o DIU, além de métodos contraceptivos de curta duração, bem como os anticoncepcionais orais e injetáveis. Todos são fornecidos nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.