Bem-Estar

22 de junho de 2022

Sesc São Paulo realiza a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas 

Com atividades na capital, interior e litoral a programação acontece de 20 a 26 de junho

Em consonância com a Organização Mundial da Saúde, que decretou 24 de junho como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, o Sesc São Paulo realiza, de 20 a 26 de junho, a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, uma ação que promove atividades nas unidades do Sesc: 24 de Maio, Avenida Paulista, Bauru, Campo Limpo, Carmo, Florêncio de Abreu, Guarulhos, Interlagos, Itaquera, Jundiaí, Osasco, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santo Amaro, Santos, Sorocaba e Taubaté. 

Com o tema Força para agir! Não deixe a peteca cair!, esta edição alerta para os riscos da sarcopenia, termo de origem grega que significa perda de músculo, e foi reconhecida pela OMS em 2016 como uma doença que acomete, principalmente, pessoas idosas.  

Serão 28 atividades que reforçam a importância do fortalecimento muscular para a prevenção de quedas, abordando ainda, diversas formas de motivação para que a pessoa idosa possa se manter em movimento, especialmente depois do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19.  Esse isolamento contribuiu para que índices de sedentarismo da população brasileira aumentassem sensivelmente e, junto com eles, o surgimento ou o agravamento da sarcopenia. A perda de massa, força e resistência muscular afeta a saúde e a qualidade de vida, ampliando o risco de doenças crônicas, como diabetes e osteoporose, e de quedas e fraturas. 

PROGRAMAÇÃO SESC SOROCABA

Transmissão ao vivo

Fortalecimento muscular e prevenção de quedas em idosos

Neste bate-papo on-line, Fabiano Moulin, médico neurologista, especialista em neurologia da cognição e do comportamento e Gilda Bandeira de Mello, apresentadora do canal Avós da Razão no YouTube, conversam sobre a síndrome sarcopenia (perda de massa muscular), quais suas implicações na saúde das pessoas idosas e como a atividade física e o fortalecimento muscular podem contribuir na prevenção e tratamento desta doença. A mediação fica a cargo de Gabriela Evaristo, técnica do TSI (Trabalho Social com Idosos) da unidade do Sesc de Presidente Prudente e integrante da comissão das ações em rede de 2022. 

A atividade será transmitida ao vivo no dia 24/6sextadas 15h às 16h30, no canal do Youtube do Sesc Sorocaba. Classificação 60 anos. 

Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas faz parte do Trabalho Social com Idosos – TSI, desenvolvido regularmente desde 1963 pelo Sesc São Paulo e que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Paulo, do CRI Norte (Centro de Referência do Idoso) e da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia).

10 dicas para prevenir as quedas

1. Força para agir!

A sarcopenia é uma doença nos músculos, que reduzem seu tamanho e a força para locomover e carregar objetos. Fortaleça seus músculos e tenha mais disposição para agir no dia a dia.

2. Doença nova, também de velhos

Considerada pela Organização Mundial da Saúde como doença a partir de 2016, a sarcopenia acomete principalmente pessoas idosas, que passam a apresentar deficiências nas atividades de vida diária. Felizmente pode ser evitada e tratada

3. Força pra não cair

Quedas podem gerar lesões graves que diminuem a mobilidade e afetam a independência para a realização de diversas atividades. A perda de massa muscular é uma das grandes causadoras de quedas em pessoas idosas.

4. Mantenha-se forte

A partir da queda, há riscos de surgirem complicações mais críticas. 70% das mortes acidentais acima de 75 anos são decorrentes de complicações após a ocorrência de uma queda.

5. Fortalecer os músculos não é só ficar musculoso

Os exercícios de fortalecimento muscular aumentam o tamanho dos músculos e, principalmente, a força. Podem ser realizados com o peso do próprio corpo ou com pesos extras. Eles vão ajudar também a melhorar a capacidade de mover e levantar objetos e realizar várias outras tarefas do cotidiano.

6. Mantenha-se ativo

Com apenas 2h e 30min de atividade física moderada por semana é possível ter inúmeros benefícios para a saúde, reduzir o risco de quedas e lesões. Diminua seu tempo sentado, sempre que for possível. Pequenas atitudes diárias ajudam a ter um comportamento ativo e melhorar sua qualidade de vida.

7. Pratique atividade física

Os exercícios de fortalecimento são importantes também na saúde dos ossos, auxiliam no controle de diabetes, de doenças cardiovasculares e da obesidade, melhorando a nossa capacidade de realizar atividades diárias.

8. Fortaleza segura

Procure deixar sua residência bem iluminada, com tapetes emborrachados e, se possível, instale barras de apoio e pisos antiderrapantes nos espaços mais escorregadios. Mantenha os objetos mais utilizados na altura da cintura, evitando subir escadas e eventuais acidentes. 70% das quedas acontecem em casa.

9. Juntar forças faz diferença

As defesas do organismo são reforçadas por meio de uma alimentação equilibrada e saudável. Para aumentar a massa muscular, consuma mais frutas e vegetais e priorize alimentos mais frescos e naturais e menos processados e industrializados.

10. Não deixe a peteca cair!

Busque atividades que você realize com prazer, em locais acessíveis e que possam te auxiliar nas suas necessidades. Uma vida saudável pode estar a seu alcance, de maneira prazerosa!

Serviço  

Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas  

De 20 a 26 de junho de 2022  

Tema: Força para agir! Não deixe a peteca cair!   

#PrevencaodeQuedas_Sesc   

www.sescsp.org.br/prevencaodequedas