Bem-Estar

25 de julho de 2022

Vacinação contra Covid, gripe e sarampo continua em Sorocaba

Imunização contra Covid ocorre nesta segunda (25), quarta (27) e sexta (29); já ação contra gripe será na terça (26) e quinta (28)

A vacinação contra a Covid-19, gripe (Influenza) e sarampo continua nesta semana em Sorocaba. A imunização contra a Covid ocorre nesta segunda (25), quarta (27) e sexta-feira (29). A ação contra a gripe será realizada nesta terça (26) e quinta-feira (28). Já a vacina contra o sarampo está disponível diariamente, mas apenas crianças de 6 a 11 meses, devido ao fim da campanha nacional de vacinação.

Os imunizantes podem ser tomados nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 9h às 15h. Como o calendário vacinal misto segue em vigor no município, cada um só é aplicado nos dias indicados.

As pessoas que precisam receber qualquer dose contra a Covid-19 pode comparecer a uma UBS, pois a campanha abrange todos os públicos elegíveis. Para serem atendidos, adultos e adolescentes precisam apresentar RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. O público com alto grau de imunossupressão ainda têm de levar laudo médico.

Além disso, crianças necessitam mostrar carteira de vacinação, documento de identidade e o CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Devem, igualmente, estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Para aquelas com comorbidades ou deficiências, é obrigatória a comprovação de condição de risco, por meio de exames receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS. Se quiserem, pais ou responsáveis podem fazer o pré-cadastro de crianças no site Vacina Já. Quem não conseguir fazer efetuar o procedimento pela internet pode realizá-lo presencialmente, próprias nas UBSs. 

Gripe

A vacinação contra a gripe segue para os grupos que já vêm sendo imunizados. São eles: população a partir de 6 meses; idosos com 60 anos ou mais; profissionais de saúde; gestantes e puérperas; população indígena; comunidades quilombolas; professores, demais profissionais de educação e equipe escolar (merendeiras, auxiliares de educação, administrativos, inspetor de alunos, auxiliar de limpeza, entre outros); caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança, salvamento e armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade, bem como adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; pessoas com deficiência; e munícipes com comorbidades.

Todos precisam levar documento de identidade com foto e da carteira de vacinação. Profissionais da saúde e da educação, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário e portuários, forças de segurança, salvamento e armadas, além de funcionários do sistema prisional ainda devem apresentar comprovante de vínculo empregatício. Para as pessoas com deficiência, é exigido, também, laudo ou relatório médico. (Da Redação)