Por que ninguém nunca me contou?

31 de julho de 2022

31 de julho – Dia do Orgasmo: dicas e curiosidades para você usufruir ainda mais do prazer

Dia 31 de julho é comemorado internacional o Dia Internacional do Orgasmo!! (Yes!!). A brincadeira começou quando uma rede de lojas de sex shop na Inglaterra resolveu montar uma campanha para divulgação de produtos e também para levantar a discussão sobre o assunto no ano de 1998.

Celebrar um dos momentos de maior prazer ao ser humano ainda é cercado de dúvidas e até mesmo tabus. Este assunto poderia não chamar tanta atenção ou até mesmo ser falado mas abertamente na sociedade como algo natural, como um ato corriqueiro no nosso dia a dia, como uma ida ao shopping por exemplo. Orgasmo tem sua origem do grego Orgaein / Orgasmus que significa “inchar”, “intumecer”. Orgasmo hoje é traduzido como: Ápice do prazer.

Os principais benefícios do orgasmo são: aumento da imunidade, prevenção de doenças cardiovasculares, melhoria do humor, redução do estresse, melhoria na qualidade do sono e também o aumento da autoconfiança, principalmente nas mulheres.

Além dos benefícios físicos, existem também os psíquicos! Mente e corpo precisam trabalhar juntos para que seja possível chegar a este objetivo. Lembrando que o orgasmo numa relação sexual é apenas uma consequência e não um objetivo que a todo custo deve ser conquistado.

É necessário que seja prazeroso e não tido como uma obrigação para dizer que aquela relação foi boa ou até mesmo sensacional (pura expectativa). Umas dicas que podem te ajudar a chegar neste ápice:

1- Não tenha pressa! Sabe aquele ditado em que a pressa é a inimiga da perfeição? esse caso se encaixa perfeitamente aqui.

2- Esteja presente e inteiro (a) no momento do ato! Seus pensamentos devem estar ali com você naquele momento e não vagando por coisas que você deixou de fazer durante o dia por exemplo.

3 – conheça seu corpo! Saber as áreas que você tem maior sensibilidade e que te provocam grande estímulo, (falando aqui fora da região genital) será fundamental para o momento.

4 – Aprenda a tocar o seu corpo. Comece devagar e vá observando as áreas que você gosta e se sente estimulada a algo mais.

5 – Arrume o ambiente para que você esteja num lugar agradável como por exemplo, roupa de cama confortáveis, uma música gostosa, uma iluminação por velas e um cheiro que você goste.

Primeiro entenda com o seu corpo funciona sozinho e depois explore de uma maneira divertida e intensa com o seu parceiro(a).

Só lembrando que o dia tem 24 horas! Quanto tempo você vai dedicar para essa comemoração?

Fabi Ernande

Sexóloga, terapeuta de casais e também terapeuta sexual.

Especialista em saúde íntima e sexualidade como também em relacionamento e bem-estar de casais.

  fabi@fabiernande.com.br