Sim, o espaço aqui é para história em quadrinhos, mas também vamos falar sobre outros projetos que envolvem a ilustração.
Vamos conversar um pouco com a Jesga Machado, ilustradora muito talentosa que atualmente reside em Sorocaba-SP.
Agaquê – Quando começou, quando percebeu que tinha talento para a arte?
Jesga Machado – Eu fui a criança tímida que desenhava bem, aquele clichê, né? Acho que percebi que era isso que me destacava e chamava atenção dos colegas da escola e dos meus pais, então não parei. Cursei Ciência da Computação na UFSCar Sorocaba porque não encontrei curso relacionado à arte gratuito por aqui e programação era algo que me parecia interessante. Trabalhei por 2 anos na área, sempre procurando uma maneira de incluir arte no meu trabalho. Não consegui [risos]. Quando o trabalho começou a me esgotar mentalmente percebi que estava na hora de seguir com o plano A, que era virar ilustradora, e foi o que eu fiz há 7 anos atrás.
Agaquê – Para quem você desenha hoje? Quem contrata seus serviços?
Jesga Machado – Há pouco mais de 1 ano tenho me dedicado majoritariamente ao mercado editorial focando em livros didáticos para escolas, prestando serviço para editoras e empresas terceirizadas por elas. Também faço trabalhos para empresas que produzem brinquedos e materiais destinados à crianças no geral.
Agaquê – Quais projetos mais gosta de participar? Quadrinhos? Desenho para campanhas publicitárias? Livros?
Jesga Machado – Eu gosto bastante de ilustrar livros didáticos! Acho muito incrível pensar que quando eu era criança ficava admirando os desenhos dos livros da escola e hoje sou eu quem faço eles. Pensar que de alguma forma estou fazendo parte da vida de milhares de crianças e estou me comunicando com tanta gente numa das fases mais importantes de suas vidas é algo mágico para mim.
Agaquê – Você tem um estilo muito marcante, ao olhar identificamos e reconhecemos sua autoria, isso levou um tempo para conseguir? Hoje você consegue também mudar seu estilo gráfico?
Jesga Machado – Isso é engraçado, porque percebo que tanto eu, quanto vários colegas, não conseguimos perceber quando temos um estilo marcante. A verdade é que eu já mudei muito as minhas referências ao longo dos anos e, na minha cabeça, meu traço também mudou, mas aparentemente não tanto [risos]. Ano passado trabalhei num projeto em que ilustrei um livro com um estilo um pouco mais realista e bem diferente do que costumo fazer. Foi difícil, mas me tirou da zona de conforto e me fez perceber que consigo sim mudar o estilo se precisar.
Agaquê – Percebemos em seus projetos um amor incondicional pelos pets, de onde surgiu essa admiração?
Jesga Machado – Meu pai sempre adorou a natureza e os bichos e eu devo ter sofrido influência dele. Sempre tivemos pets em casa: gatos, cachorros, peixes, passarinhos. Tive um cachorro que foi de fato meu melhor amigo a maior parte da minha vida e foi por causa dele que comecei a ver os animais de uma forma muito diferente. A gente aprende na escola que eles são irracionais, mas no convívio percebe o quanto são inteligentes e complexos, cada um com sua personalidade e particularidades.
Agaquê – Que tipo de projeto podemos encontrar hoje na sua loja online? Fale um pouco deles.
Jesga Machado – Lá vocês encontram produtos com minhas artes autorais! Tem a maioria dos prints dos desenhos que posto nas redes sociais, além de marca-páginas, canecas de porcelana, bottons. Tem também o meu gibi autoral Raro, que conta uma história curtinha sobre lidar com as diferenças, além da edição mais atual do Calendário Ano do Amigo, um calendário de mesa ilustrado com bichinhos e dicas de bem-estar que faço todos os anos para ajudar o abrigo de animais ASPA aqui de Sorocaba.
Agaquê – Já desenhou de tudo? O que falta no seu portfólio?
Jesga Machado – Não desenhei de tudo, mas já finalizei artes bem diferentes do que costumo fazer hoje no início da carreira, como hentai por exemplo. Nunca fiz trabalhos para revistas, isso é algo que gostaria de fazer um dia.
Agaquê – Como você se vê profissionalmente em alguns anos?
Jesga Machado – Já fazem vários anos que trabalho com ilustração infantil e realmente não consigo me ver seguindo outro rumo. Já fazia tempo que eu almejava ilustrar livros didáticos e consegui entrar nesse mercado recentemente. Acredito que eu deva continuar com esses trabalhos, mas talvez me aventure mais com livros de literatura infantil, algo que fiz pouco e espero trabalhar mais no futuro. Também acredito que eu deva começar a pegar trabalhos assim para fora do país.
Agaquê – Quais os canais os leitores podem ver e adquirir seus projetos.
Jesga Machado – As compras podem ser feitas pela minha loja virtual (https://loja.jesga.com) e meus trabalhos podem ser vistos no meu behance (https://www.behance.net/jesgamachado) e site oficial (http://pt.jesga.com). Mas para quem quiser acompanhar também meus rabiscos e algumas bobeiras que posto pode me seguir no Instagram (https://www.instagram.com/jesgamachado/)!
Informações de contato:
e-mail: jessicaillustrator@gmail.com
instagram: https://www.instagram.com/jesgamachado
site oficial: http://pt.jesga.com
behance: https://www.behance.net/jesgamachado
loja: https://loja.jesga.com