Comendo o Mundo

28 de junho de 2022

Conheça Amanda Caracante

Salve, queridos leitores!

Que delícia poder, a partir de hoje, compartilhar receitas, dar dicas sobre bares e restaurantes e trazer curiosidades incríveis sobre a cultura gastronômica ao redor do mundo para vocês! Mas antes de qualquer coisa, gostaria de me apresentar.

Nasci em Sorocaba, sou descendente de sírios e italianos e sou filha de cozinheiros talentosos. O envolvimento da minha família com a gastronomia e a arte é de longa data: meu bisavô, Jorge Caracante, edificou em 1.938 o primeiro cinema da cidade, o Cine Eldorado. Meu pai, por sua vez, comandou durante oito anos a cozinha de um restaurante muito querido pelos sorocabanos durante a década de 90, o Chez Louise – que ficava ao lado da Catedral. 

A cozinha da casa onde cresci está presente como o cenário das lembranças mais queridas e vivas em minha memória. Meus pais costumavam começar a cozinhar na sexta-feira à noite e só paravam no domingo. Não me lembro de um final de semana que a casa não estivesse cheia de amigos e família, todos reunidos em volta de uma mesa farta. Foi assim que nasceu a minha paixão pela gastronomia, que se consolidou após muitos anos, uma residência em outro país e uma formação acadêmica – quando concluí o Diplôme de Cuisine na Le Cordon Bleu São Paulo em primeiro lugar da minha turma, conquistando duas menções honrosas pelo desempenho alcançado. Esse momento tão especial foi para mim a confirmação de que eu estava no caminho certo e que finalmente havia encontrado o meu propósito profissional.

Atualmente, presto consultoria alimentar, elaborando e implementando cardápios em escolas e cozinhas industriais. Também produzo conteúdo e ministro video-aulas para a plataforma de receitas “Tá Na Mesa”, coordeno a parte de criação e apresento o programa de culinária “Atelier Gourmand – Nossos Cardápios”, que vai ao ar todas às segundas-feiras às 20 horas no canal Sabor & Arte, da Rede Bandeirantes de Comunicação.

A alimentação é a base da vida e dela depende o estado de saúde dos seres humanos. Por isso, ensinar as pessoas a cozinharem e compartilhar receitas é para mim além de uma grande satisfação, também um dever social. 

Cozinhar conecta as pessoas. Quando preparo uma refeição, nela tem um pouco dos meus mestres, dos ascendentes deles, dos meus e de cada um que me ensinou uma receita ou técnica ao longo da vida. Quando eu cozinho, me torno um instrumento de conexão entre tais pessoas e as que irão receber o que preparei. Mas a maior conexão que acontece é a minha com quem estou servindo, pois acredito que cozinhar é colocar as mãos e a alma no alimento… é transferir a ele um pedaço de si. Cozinhar é alquimia, entrega e amor. Espalhar esse amor é o meu propósito de vida.

Se você gosta de gastronomia e cultura, não se esqueça de acompanhar a coluna, pois logo eu volto com o primeiro “bocado”, para começarmos a devorar o mundo juntos! 

Muito obrigada, um beijo e até a próxima!

Amanda Caracante.

Amanda Caracante

Amanda Caracante é formada em Cuisine pela Le Cordon Bleu São Paulo. Atua como consultora alimentar, elaborando e implementando cardápios em escolas e cozinhas industriais. É também produtora de conteúdo e professora na escola de gastronomia e plataforma de receitas “Tá Na Mesa”, coordena a parte de criação e apresenta o programa de culinária “Atelier Gourmand – Nossos Cardápios”, que vai ao ar todas às segundas-feiras às 20 horas no canal Sabor & Arte, da Rede Bandeirantes de Comunicação.

  amandacaracante@gmail.com