BOCADO DE HOJE: Dica de alimentação saudável
LOCAL DE ORIGEM NO MUNDO: Sorocaba
Salve, queridos leitores!
Sabemos que uma alimentação é a base da vida e que dela depende o estado de saúde dos seres humanos. Manter uma alimentação saudável influencia positivamente em vários aspectos: fortalece o sistema imunológico; contribui para a prevenção de doenças infecciosas; diminui o risco de doenças crônicas; melhora o humor, a memória e o rendimento; reduz o cansaço e o estresse; previne o envelhecimento precoce da pele; regula a produção de hormônios e melhora o sono. Isso nem é tudo, há muitos outros benefícios!
E o que é uma “alimentação saudável”?
O médico argentino Pedro Escudero criou, em 1937, as “Leis da Alimentação”: Lei da Quantidade, Lei da Qualidade, Lei da Harmonia e Lei da Adequação. Esses quatro pilares ainda hoje servem como base e expressam, de forma simples, as orientações para uma dieta que garante crescimento, manutenção e desenvolvimento saudáveis. Segundo Escudero, a alimentação deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, harmoniosa e adequada a quem está consumindo.
Hoje quero compartilhar uma dica relacionada com a Lei da Qualidade! A Danda é uma produtora e distribuidora de alimentos orgânicos administrada pela arquiteta e engenheira civil Daniela Majolini Justo que, para fugir um pouco do stress e renovar as energias, começou a buscar um contato maior com a terra.
Segundo Daniela, o hobby se tornou uma paixão e então ela e sua família começaram a se aprofundar no assunto. Foi então que ela fez o curso de Olericultura Orgânica proporcionado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em Sarapuí – município onde hoje fica a sua plantação.
Fundamentada no respeito à Natureza, a Danda é a favor da produção sustentável e do bem estar animal. O objetivo da produtora é produzir alimentos 100% orgânicos, respeitando assim o meio ambiente e a saúde tanto dos agricultores que ali trabalham, quanto das pessoas que irão consumi-los.
Daniela diz que durante essa empreitada descobriu o quanto o interior de São Paulo é rico e firmou parceria com outros produtores, distribuindo também alimentos como o Mel do Apiário Ayres Sarapuí, legumes orgânicos do Orgânicos Capela do Alto e Cogumelos do Yuri Cogumelos. “Percebemos que cada região tem a sua riqueza, cada local tem um clima e um solo diferente e por isso a ideia é trazer cada vez mais variedade para os nossos clientes através de parceiros que sigam o mesmo princípio”.
Danda trabalha com fertilizantes biológicos com certificação orgânica; mudas e sementes; óleo de neem; esterco e uma compostagem que dizem ser o fertilizante mais poderoso do sítio.
Como a sazonalidade é natural em todas as plantas e vegetais, a lista de produtos ofertados muda com frequência e por ser essencial sempre entregar o alimento mais fresco possível, as entregas são feitas sempre no dia seguinte à colheita. Por esse motivo os alimentos disponíveis são atualizados todos os sábados e as entregas realizadas às quartas-feiras.
Fiquei muito feliz e encantada com a ideia de receber na porta da minha casa esses alimentos orgânicos fresquinhos produzidos com tanto amor na nossa região por pequenos produtores que prezam por práticas sustentáveis, pelo manejo orgânico e pelo bem estar animal. Por isso resolvi compartilhar esse achado com vocês!
A Danda atende Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba pelo whatsapp (15) 97403-5595 e se você quiser conhecer mais sobre eles, o Instagram é o @pededanda.
Logo logo volto com mais dicas e receitas.
Muito obrigada, um beijo e até a próxima!
Com amor,
Amanda Caracante.