Uma das principais preocupações dos homens com calvície é saber qual é a melhor idade para realização de um transplante capilar. Embora exista sim uma idade ideal para se submeter ao tratamento cirúrgico, há exceções.
Costumo dizer que a idade mínima é 25 anos, pois o paciente tende a ter uma alopécia estabilizada. Infelizmente existem casos de homens que desde a adolescência sofrem com a falta de cabelos e isso pode afetar a saúde física e emocional. Nesses casos, os reflexos na autoestima podem ser muito graves , afetando até mesmo o sucesso profissional desses jovens, que pela alopecia ficam menos confiantes em si mesmos
É importante saber que a realização de um implante capilar antes dos 25 anos de idade pode significar que no futuro não haverá folículos suficientes para cobrir novas áreas calvas ou melhorar a densidade do cabelo. Se distribuirmos o número de folículos sem saber como a alopecia vai progredir, podemos nos encontrar no futuro com uma quantidade escassa de folículos para preencher as novas áreas de alopecia.
Devemos lembrar que uma alopecia estabilizada ajuda a obter melhores resultados numa cirurgia capilar , quando o procedimento é realizado muito precocemente existe maior probabilidade da necessidade de um futuro retoque.
O acompanhamento profissional contínuo após a cirurgia costuma estabilizar a calvície e é imprescindível para obtermos o sucesso desejado.