Agaquê

20 de abril de 2023

Hoje é o último dia do resto da sua vida

Em uma das minhas idas mensais ao sebo à procura de antigas novidades, me deparei com a obra “Hoje é o último dia do resto da sua vida”. Ao folhear, fiquei meio inseguro em pegá-lo devido ao traço da autora e também por não ter visto muitos comentários sobre a obra. Então decidi trazê-lo para minha coleção porque para mim, quadrinhos são mais que desenhos, são histórias bem contadas e que nos levam rapidamente para o universo contado.
Apesar de ser uma publicação volumosa, com um pouco mais de 460 páginas, a leitura segue rápida e envolvente. A obra faz um registro de como era a cena underground austríaca e italiana na década de 80.

A história conta o começo de vida da própria autora, uma jovem punk austríaca. Ulli Lust (17 anos) e a sua nova melhor amiga ninfomaníaca, Edi, decidem fazer uma viagem clandestina de Viena na Áustria para a Sicília na Itália, em 1984. Decidiram partir sem pensar muito, levando pouquíssimas roupas, um saco de dormir, poucos centavos e nenhum passaporte!

Ao longo da história a protagonista e sua amiga vivenciam muitas passagens que envolvem sexo, drogas, passagens pela cadeia, mendicância, lições de vida, novas amizades, abusos, atos de generosidade e traição.
Ao chegarem na Sicília, ambas fazem amizades e logo se aproximam da organização “cujo nome você não deve mencionar”, organização essa que toma conta da cidade, do comércio, da vida das pessoas. Muita parte da história se passa nesse local e é lá que muita coisa boa e ruim acontece.
A autora retrata de certa forma o “lado B” de algumas cidades italianas, pois as personagens dormem em praças, pedem esmolas e chegam até a praticar o “amor livre” por um teto ou alimento. E dentro dessa vivência clandestina vivenciam relacionamentos abusivos, machismo e sentem na pele a discriminação e abuso das pessoas que tratam a mulher como simples objeto.

Em 2014, a obra foi indicada ao Eisner Award na categoria de Melhor Não-Ficção, e venceu o Prêmio Revelação do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, em 2011 e Ignatz Award de Melhor Graphic Novel em 2013.

Este é o primeiro trabalho da autora publicado no Brasil. É possível conhecer um pouco mais dos seus projetos no site Electrocomics.Leitura mais que indicada para quem quer conhecer mais sobre uma aventura underground européia! Fui surpreendido.

Paulo Lisboa

Quer acompanhar e ficar por dentro do universo das histórias em quadrinhos? Siga a página AGAQUÊ no Portal Sorocaba.com e no instagram @agaque.

Sou pesquisador, leitor e trabalho com quadrinhos desde 2008. Editei e diagramei mais de 50 títulos como freelancer para editoras nacionais, entre eles The Walking Dead / Os Mortos-Vivos, Spawn, Concreto, The Rocketeer, entre outros.

Em 2015 junto com alguns amigos, lançamos a Editora EDDA e publicamos “Biosfera Poética” e “Mishto” e participamos das principais feiras do meio como FIQ em Belo Horizonte-MG, Comic Expo em Santos-SP e Ilustradoria em Sorocaba-SP.

Fui palestrante no 1 CONAHQ – Congresso Nacional de Histórias em Quadrinhos (2016 – Recife-PE) com o tema “Nos Bastidores de uma HQ e para a Universidade Belas Artes (2020 – Sorocaba-SP) com o tema “Bastidores da diagramação de quadrinhos”.

Vamos juntos então?! Acompanhe as notícias do mercado, lançamentos e aproveite para ver alguns dos projetos realizados em @lisboa_editorial

  leia@agaque.com.br