Investimento da Hyundai em carros elétricos
Através de encontro com os representantes máximos do governo brasileiro, a Hyundai revelou que investirá R$ 5,4 bilhões no futuro da marca no país, principalmente com veículos elétricos e híbridos. Depois da GM, da Volkswagen e da Renault, agora é a Hyundai que prepara o anúncio de um investimento bilionário no Brasil. Os planos serão detalhados no próximo dia 6 de março, em São Paulo. Mas o CEO global da Hyundai, Euisun Chung, já se reuniu em Brasília com o presidente Lula e anunciou o investimento de 1,1 bilhão de dólares até 2032 (ou R$ 5,4 bilhões).
“O país estável e com futuro recebe mais investimentos”, disse o presidente Lula, segundo a Agência Brasil. “É mais uma grande empresa crescendo em nosso país.” O Brasil está recebendo uma avalanche de investimentos depois que anunciou o programa Mover, com incentivos para a fabricação de veículos híbridos e elétricos.
Também no dia 6 de março a Stellantis promete anunciar o seu maior investimento da história no Brasil e na América do Sul. O anúncio da Stellantis (dona das marcas Fiat, Jeep, Citroëm, Peugeot e Ram) será em Brasília. A Hyundai pretende fabricar carros híbridos e elétricos no Brasil até a data final do investimento. E promete ir além, investindo também em modelos movidos por célula de combustível a hidrogênio.
Quais linhas serão eletrificadas?
Ainda que a Hyundai não tenha divulgado muitas informações sobre os detalhes do novo programa de investimentos de 1,1 bilhão de dólares, naturalmente começa a se especular quais linhas atuais poderiam ser eletrificadas.
Nesse sentido, HB20, HB20S e Creta, os modelos mais vendidos da montadora no Brasil, podem entrar no radar de eletrificação da marca. Vale lembrar que a Hyundai possui linhas elétricas no mercado brasileiro, em parceria com a Caoa, que rendeu modelos como Ioniq, Kona e Kona EV.
No entanto, para ser mais ‘’dona do próprio nariz’’ e tocar seus planos independentes, a montadora coreana pode se desvencilhar do Grupo Caoa e ter mais linhas elétricas muito em breve. Outro ponto importante a ser decidido é onde serão produzidas as novidades elétricas nacionais da Hyundai. Atualmente, a fábrica da marca em Piracicaba, em São Paulo, é o berço atual do HB2O, HB20S e o SUV Creta.
Hyundai no mercado brasileiro
A Hyundai é a quarta montadora que mais vende no Brasil. Essa condição foi conquistada tanto no acumulado de 2023, quanto em janeiro de 2024. Em janeiro, o HB20 foi o modelo mais vendido da marca no Brasil, com 7.478 unidades, perdendo entre todas as categorias apenas para a ‘’imbatível’’ Fiat Strada. com 8.022 emplacamentos.
No último ano, de janeiro a dezembro, o hatchback da marca coreana somou 88.905 comercializações, ficando em terceiro entre os hatches e quarto levando em conta todas as categorias.