Muita gente sonha com aquela barriga chapada ou até com o tal tanquinho e a Lipo HD tem sido uma febre nos consultórios, inclusive no meu, mas preciso destacar que ela não é pra todo mundo e eu explico o porquê.
A lipo HD funciona como uma lipoescultura, na qual o cirurgião plástico remove depósitos de gordura localizada e utiliza as células de gordura para destacar os músculos, remodelando a silhueta.
Além do abdômen, que é a área mais popular, os quadris, peitoral, glúteos, braços e pernas também podem ser remodelados com a lipo HD.
Neste tipo de procedimento são usadas cânulas mais finas e que dão um controle maior no momento da aspiração da gordura, proporcionando um resultado mais detalhista e que consegue esculpir melhor os contornos dos músculos.
Dessa forma, o objetivo desse procedimento não é apenas remover depósitos de gordura localizada, mas definir os músculos da região trabalhada, garantindo um contorno corporal mais próximo do desejado e remodelando a silhueta.
Já a lipo tradicional é realizada para eliminar os depósitos de gordura localizada em regiões do abdômen, coxas, lateral das mamas, braços, glúteos, dorso, joelhos, entre outras áreas e a indicação é que ela não seja realizada em pacientes acima do peso, já que existe um limite de remoção de gordura.
Para esse procedimento, são utilizadas cânulas de sucção e uma solução Klein (soro fisiológico com adrenalina) aplicada no tecido adiposo para reduzir o sangramento e facilitar a aspiração das células de gordura.
As cicatrizes da lipoaspiração tradicional são discretas, ficando com cerca de um centímetro, o que garante um resultado natural.
Quando falo que a lipo HD não é recomendada para todos é por conta da harmonia corporal. Ela é indicada para pessoas que praticam exercícios físicos regularmente e estão dentro do seu peso ideal. Em geral, são pacientes já inseridos no universo fitness, mas que desejam aperfeiçoar ainda mais o contorno corporal.
A diferença mais gritante entre as duas lipos é que a tradicional é ideal para pessoas que querem apenas eliminar depósitos de gordura. Já a HD é direcionada a pacientes com pouca gordura, mas que desejam evidenciar ainda mais a musculatura. Dessa forma, os resultados alcançados em cada procedimento são diferentes, assim como as indicações da técnica.
Uma paciente com depósitos de gordura acentuados não terá resultados tão definidos se fizer uma lipo HD como uma paciente com pouca gordura que está em busca apenas de uma melhora do contorno dos músculos.
Semelhanças
Um aspecto semelhante dos procedimentos é a recuperação, pois ambos demandam um repouso de 7 a 10 dias, uso da malha compressora, sessões de drenagem linfática e o afastamento das atividades físicas por um período de um mês.
Os resultados dos dois procedimentos podem ser melhorados se a paciente seguir uma dieta saudável focada no controle de peso e realizar atividades físicas regulares depois do pós-operatório.