Sobre rodas, na cidade

6 de junho de 2025

Resumo do Lançamento do VW TERA

A introdução do Volkswagen TERA no Brasil foi um enorme sucesso, ultrapassando todas as previsões da marca. Em meros 50 minutos no dia inaugural das vendas oficiais (05/06/25), foram contabilizadas 12 mil reservas (solicitações), resultando em um faturamento estimado em R$ 1,5 bilhão. Este volume representa o maior recorde de vendas para um lançamento da Volkswagen em um único dia no país.
Posicionado como um SUV subcompacto, o TERA chega para competir em uma faixa de preço entre R$ 100 mil e R$ 150 mil, com grande potencial para se tornar um dos automóveis mais vendidos do Brasil, seguindo os passos de ícones como o Fusca e o Gol. A estratégia arrojada da Volkswagen incluiu o lançamento de uma versão inicial com motor 1.0 aspirado e transmissão manual por um preço promocional de R$ 99.990, quebrando a barreira psicológica dos R$ 100 mil e mirando também o mercado de locadoras. As demais versões disponíveis no lançamento incluem opções com motor TSI e transmissão automática, com preços que alcançam R$ 139.990 (versão High) e R$ 142.290 (versão High com pacote Outfit The Town Edition).
Desenvolvido no Brasil para atender às necessidades do consumidor local, o TERA é fabricado na unidade de Taubaté-SP, gerando empregos diretos e indiretos. A Volkswagen planeja realizou o lançamento nacional em 472 concessionárias, oferecendo condições especiais como bônus na valorização do veículo usado e opções de financiamento para fomentar as vendas. Acredita-se que, apesar do preço estratégico das versões mais caras para assegurar rentabilidade inicial, a Volkswagen deverá lançar campanhas promocionais agressivas no futuro para manter o elevado volume de vendas e consolidar o TERA como um “supercampeão” no segmento de SUVs.
Com dimensões de 4.151 mm de comprimento, 2.566 mm de entre-eixos, 1.504 mm de altura e 1.777 mm de largura (sem retrovisores), o TERA oferece um porta-malas com capacidade de 350 litros. O veículo chega para se posicionar entre o hatch Polo e os SUVs Nivus e T-Cross, buscando democratizar o segmento de SUVs no qual a Volkswagen já detém a liderança. A chegada do TERA também agita o mercado, levando concorrentes como Renault (Kardian) e Fiat (Pulse) a ajustarem suas estratégias de preço e posicionamento.

Filipe Correa

Analista Automotivo Premium que te ajuda a comprar e vender seu carro sem dor de cabeça e de forma exclusiva.